Fui mal-atendida, e agora?

10/11/2011 às 16:462 min de leitura

Você planeja uma saída com as amigas ou o namorado, se arruma, põe roupa nova, capricha no make e chega ao local combinado feliz da vida. Aí, você é mal-atendida. Pode ser que o garçom estivesse de mau humor, que o cozinheiro não estivesse prestando atenção ou que a caixa tenha errado a conta – coisas que acontecem, mas que não justificam um atendimento ruim.

Não foi isso que eu pedi!
Ou, então, você é mal-atendida em uma loja, seja por uma vendedora que subestimou você ou que não demonstrou muita vontade de encontrar o produto ideal. E aí, o que fazer quando o atendimento foi ruim?

Fazer escândalo: errado

Dar um piti com o garçom ou a vendedora não vai resolver muita coisa. Se eles não se importaram com você ao atendê-la, também não vão se importar com sua reclamação. O melhor é fazer escând... conversar com o responsável pelo local ou com o supervisor da pessoa que deixou a desejar. Explique a situação com calma e, certamente, você será ouvida (e caso não te deem atenção, não volte mais!).

Outra opção é mandar um e-mail para o estabelecimento, relatando o ocorrido com detalhes e informando data e horário do atendimento, para que o responsável possa identificar a pessoa que te tratou mal e, então, te dar uma resposta.

Dar piti = errado
Meu caso

Uma situação recente pela qual passei foi em um dos meus restaurantes preferidos: a conta deu 39,38 reais. Ao pedir para dividir por duas pessoas, a atendente do caixa passou o valor de 20 reais para cada um. A diferença era mínima, claro, mas não gastamos 40 reais e ela deveria ter feito o cálculo corretamente.

Outro fator que me incomodou foi que outra funcionária falou mal de clientes que estavam chegando. Não gostei de ter presenciado essa cena, pois nada impede que elas falem mal de mim quando eu sair do estabelecimento também. Por fim, a máquina do cartão não funcionou e não pudemos pagar da forma que gostaríamos.

Mandei um e-mail para o lugar e a resposta foi muito positiva: a gerente aceitou minha reclamação e se desculpou, garantindo que tomaria providências. Quando voltei ao restaurante, não passei pelo mesmo problema novamente.

Claro, esse empenho todo só vale a pena se você gosta do lugar e pretende voltar – afinal, a reclamação vai gerar um atendimento melhor na sua próxima visita.

Mau atendimento na internet: xingue muito no Twitter!

Escândalo virtual pode.

Situação comum: você comprou o presente de aniversário do namorado pela internet, a data passou e nada de a encomenda chegar (pois é, acabou de acontecer comigo). Nesses casos – ironicamente – mandar e-mails parece não funcionar. Adianta mandar e-mail e receber uma mensagem automática pedindo prazo de 48 horas para mandarem uma resposta?

Agora sim é válido fazer um pequeno escândalo público porém virtual: xingue muito no Twitter! Inclusive, já foi comprovado que reclamar em redes sociais funciona mais do que reclamar no Procon. Reclamei ontem e, hoje, a encomenda chegou.

Foi bem atendida? Elogie!

Por outro lado, se você gostou do atendimento, encontrou garçons ou vendedores dedicados e saiu satisfeita, não custa comunicar ao estabelecimento também. Assim, a administração pode saber o que está funcionando e melhorar ainda mais – o que acaba voltando para você na próxima visita.

Fonte
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