9 curiosidades fascinantes sobre o cubo mágico

07/03/2017 às 12:082 min de leitura

1. Nem sempre ele se chamou “cubo mágico”

Aqui no Brasil, conhecemos o brinquedo por esse nome, que foi o que ele ganhou ao ser criado pelo húngaro Erno Rubik em 1974. Porém, em 1980, ele foi licenciado pela empresa Ideal Toy Company que o apelidou de “Rubik’s Cube”, ou “Cubo de Rubik”, que permanece como seu nome oficial até hoje. A ideia era que o “mágico” do nome original poderia remeter a algum tipo de feitiçaria e não era um bom nome.

2. Seu criador não é muito bom no brinquedo

Erno Rubik conta que levou mais de 1 mês para resolver o cubo quando o inventou, em 1974. Hoje em dia, ele precisa de cerca de 1 minuto para resolver o cubo – algo longe dos recordistas mundiais, que o fazem em menos de 10 segundos!

3. Mais de 43 quintilhões de combinações

O cubo original, com 6 lados contendo 9 bloquinhos cada, pode gerar mais 43 quintilhões de combinações diferente. Você tem noção do tamanho desse número? O número completinho é: 43.252.003.274.489.856.000 de possibilidades!

4. Pré-adolescente criou best seller com solução

O cubo mágico virou febre em 1980, mas pouca gente conseguia resolvê-lo. Hoje em dia, você pode procurar tutoriais no YouTube que te explicam como remontar o brinquedo, mas naquela época isso não existia. Patrick Bossert, que tinha 12 anos, lançou o livro “You Can Do The Cube”, em 1981, trazendo dicas fundamentais. Ele rapidamente vendeu quase 1 milhão de cópias e entrou na lista dos mais vendidos do The New York Times.

5. Brinquedo virou desenho animado

Entre 1983 e 1984, a rede de televisão norte-americana ABC produziu uma série animada com 13 episódios intitulada “Rubik, the Amazing Cube”. Ela passava nas manhãs de sábado, nos Estados Unidos, e tinha os Menudos cantando a canção-tema.

6. Movimento artístico

O cubismo revolucionou as artes plásticas no início do século XX, com Pablo Picasso como seu grande expoente. Com a chegada do cubo mágico, iniciou-se um novo movimento, intitulado cubismo de Rubik, no qual os artistas criavam mosaicos incríveis utilizando apenas o brinquedo. Ele tem adeptos até hoje, com obras maravilhosas sendo produzidas anualmente.

7. Will Smith renovou o interesse no brinquedo

O cubo mágico sempre foi um produto bastante vendido, mas alguns anos viram um boom no número de unidades. Um dos exemplos foi em 2006, quando o brinquedo apareceu sendo resolvido nas mãos do personagem de Will Smith no filme “À Procura da Felicidade”, que deve ter contribuído para uma nova popularização do cubo.

8. Recordes

Atualmente, o recorde de montagem mais rápida com as mãos pertence ao garoto Lucas Etter, que com apenas 14 anos, em 2015, resolveu o cubo em meros 4,9 segundos! Já Jakub Kipa foi capaz de realinhar as faces do brinquedo em 20,57 segundos, mas usando apenas os pés! Além deles, o garotinho Chan Hong Lik, de 7 anos, demorou 2 minutos e 21 segundos para decorar o cubo e depois resolvê-lo de olhos fechados. É mole?

9. Ninguém bate um robô

Apesar dos recordes acima citados, ninguém ainda bateu um robô criado especificamente para resolver o cubo mágico: atualmente, o mais rápido consegue solucionar o enigma das cores em menos de 1 segundos! Mais especificamente, 0,637 segundo! Não dá nem para piscar!

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: