Como ser inteligente: 9 aplicativos para treinar o cérebro

12/04/2016 às 09:574 min de leitura

Aumentar a concentração, aprimorar a memória, lidar melhor com a ansiedade, ter maior controle sobre os pensamentos entre muitos outros desenvolvimentos de habilidades, tudo isso na tela do seu smartphone. Aperfeiçoar a mente nunca foi tão fácil depois do surgimento dos aplicativos capazes de treinar o cérebro.

Para aqueles que não gostam de estudar ou não têm tempo de realizar um curso, os aplicativos que treinam o cérebro e ensinam como ser inteligente podem ser uma ótima forma de otimizar as habilidades da mente sem nem sair de casa. Isto porque o principal objetivo destes apps é oferecer atividades simples, que podem ser realizadas rapidamente para tornar o usuário mais criativo, rápido e certeiro na resolução de problemas.

Alguns deste apps não foram desenvolvidos apenas para otimizar o funcionamento da mente humana, mas também levam em consideração a saúde cerebral como um fator importante para se alcançar a felicidade. Mesmo que ainda existam controvérsias entre os pesquisadores sobre a eficácia destes aplicativos, eles não deixam de ser uma boa forma de passar o tempo.  

Para te ajudar nessa busca pelo aperfeiçoamento cerebral a BemMaisSeguro, que concede seguro para celular, preparou os mais indicados. Conheça 9 aplicativos para treinar o cérebro e que te ensinam como ser inteligente:

LUMOSITY

O Lumosity é um dos aplicativos mais famosos desenvolvido para esta missão. Seus desenvolvedores afirmam que ele possui como principais funções melhorar a memória e a atenção do usuário. Os jogos presentes na aplicação foram criados por neurocientistas e sete estudos já foram publicados sobre ele em revistas de ciências. O aplicativo apresenta as versões gratuita e paga. Na versão paga é possível montar um treino com base nos estudos já realizados pelos criadores. O Lumosity é todo em português e roda nos sistema iOS, Android e Windows Phone.

ELEVATE

Este aplicativo oferece jogos que melhoram a memória, a concentração, a velocidade de processamento e até mesmo as habilidades matemáticas. Ele também promete aumentar a capacidade de expressão dos jogadores, mas esta função só está disponível em inglês. O Elevate também foi desenvolvido em parceria com pesquisadores, oferecendo treinos personalizados de acordo com o que o usuário quer aperfeiçoar em seu cérebro. Na versão paga, ainda mais funções estão disponíveis. O app também é compatível com sistema Android, iOS e Windows Phone.

BRAIN TRAINER SPECIAL

Considerado o aplicativo com uma das maiores coleções de jogos para a memória, o Brain Trainer Special conta com uma grande variedade de atividades que prometem aperfeiçoar o cérebro do usuário.

Este aplicativo mantém a mente do usuário sempre em alerta, pois apresenta games com diversos tipos de desafios. Ele possui duas versões, uma grátis e outra paga, porém as duas estão em inglês, com disponibilidade apenas para Android.

NEURONATION

Este aplicativo possui jogos e exercícios que agem em três áreas específicas do cérebro: o raciocínio lógico, a memória e a concentração. De acordo com seus criadores, bastam apenas 10 minutos diários de treinamento para que os usuários desenvolvam estas habilidades. A eficácia do NeuroNation chegou a ser comprovada por um estudo na Universidade Livre de Berlim e seus exercícios foram desenvolvidos em parceria com neurocientistas. O aplicativo possui versão em português, é gratuito e está disponível para sistema Android e iOS.

PEAK

O Peak oferece 15 jogos considerados simples, mas que garantem uma evolução na memória, na agilidade mental, no foco, nas capacidades de linguagem e ainda, na solução de problema. Para isso, é necessário que os jogos sejam acessados com frequência. Além do modo treino, os usuários também podem jogar de forma avulsa, superando a própria pontuação. Este aplicativo para treinar o cérebro é totalmente gratuito e está disponível para iOS e Android.

LITTLE THINGS FOREVER

Este aplicativo em inglês cria um cenário amplo, oferecendo um desenho constituído por milhares de coisas a fim de que o usuário encontre alguns itens em específico, desenvolvendo assim sua concentração, atenção e foco. O Little Things Forever foi bem avaliado pela maioria dos seus usuários, pois mostra como ser mais inteligente de maneira divertida, além de sua gratuidade. No entanto, está disponível somente para os smartphones Android.

EIDETIC

O Eidetic possui o objetivo de melhorar a memória do usuário com o uso de uma técnica conhecida como repetição espaçada. Nela, é indicado ao usuário aquilo que ele deve memorizar, em intervalos de tempo cada vez maiores. Entre os jogos estão os mais simples, em que é necessário memorizar apenas um número de telefone, até desafios complexos, como, por exemplo, reproduzir um determinado padrão de quadrados coloridos após olhar o modelo por alguns segundos. O Eidetic é totalmente gratuito, écompatível com todos os sistemas operacionais, embora tenha idioma inglês para uso. 

TAKE A BREAK

O Take a Break possui um objetivo diferente em relação aos outros aplicativos: o princípio é o de esvaziar o cérebro, justamente para que ele funcione melhor. Isso mesmo, o intuito é fazer com que o usuário medite, aliviando assim o stress, a ansiedade e auxiliando pessoas que sofrem de insônia. Suas duas versões são em inglês. A versão gratuita permite ao usuário meditar por 7 ou 13 minutos, com ou sem música para relaxar. Já na versão paga, chamada Simply Being (Android, R$ 7,67; iOS, US$ 1,99), é possível meditar entre 5 e 20 minutos, com diversas opções de música e sons da natureza que ajudam na concentração e atenção.

HAPPIFY

O Happify possui um objetivo de aperfeiçoamento do cérebro totalmente diferente. Ele pretende tornar o usuário mais feliz por meio de jogos que afastam o negativismo e, consequentemente, pensamentos ruins, e ensina a ver o lado positivo das situações. Para isso, as atividades oferecidas variam entre agradecimentos e apreciação de coisas pequenas. Na versão paga, o usuário tem a possibilidade de escolher programas de treinamento específicos que o irão ajudar o usuário a lidar melhor com situações estressantes e fortalecer a autoconfiança. O aplicativo é compatível com sistema Android e iOS.

Via assessoria

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: