Será que conseguimos saber o que uma pessoa pensa através do olhar dela?

01/10/2018 às 02:002 min de leitura

Não é de hoje que ouvimos por aí que os olhos são as janelas da alma e, se você sempre se perguntou se é mesmo possível saber o que alguém está sentindo ao olhar uma pessoa nos olhos, saiba que isso é, sim, uma coisa que acontece frequentemente.

Um estudo divulgado pela Psychological Science buscou descobrir como as pessoas conseguem entender o que as outras estão sentindo apenas pela observação do olhar, e ainda que isso seja algo bastante comum, a maneira como nos comunicamos através da região dos olhos parece ser mais complexa do que poderíamos imaginar.

Para o estudo, pesquisadores analisaram as reações de 28 participantes a centenas de testes visuais, que consistiam em tentar identificar as emoções de pessoas desconhecidas apenas pela imagem de seus olhos. A ideia era que os voluntários conseguissem dizer quais olhares representavam sentimentos como tristeza, raiva, alegria, medo e surpresa.

A análise dos resultados revelou que essas percepções que temos dos sentimentos alheios com base apenas em olhares têm a ver com movimentos oculares específicos que mudam a abertura dos olhos, a distância entre as sobrancelhas, a inclinação das sobrancelhas e as rugas ao redor do nariz.

Uma questão evolutiva

Os participantes, como já era de se esperar, conseguiram decifrar praticamente todas as emoções. O estreitar de olhos, por exemplo, é uma expressão associada à discriminação social, ao ódio, ao sentimento de suspeita e à agressão. Já os olhos mais arregalados indicam sensibilidade, antecipação, covardia e interesse. Vale frisar que essas diferenças de movimentos dos olhos são bastante sutis.

O autor do estudo, Daniel H. Lee, da University of Colorado Boulder, explicou que as expressões humanas são complexas e que, no que diz respeito aos nossos músculos faciais, temos infinitas possibilidades de combinações diferentes, mas que na região dos olhos a coisa é mais simples, já que a variação alargamento versus estreitamento é mais fácil de ser compreendida.

De acordo com Lee, é possível que tenhamos nos desenvolvido para interpretar essas expressões para fins sociais e práticos, como no caso do estreitamento dos olhos, que pode ter começado com a finalidade de nos dar uma melhor qualidade visual em momentos de concentração na hora da caça ou de confrontos físicos, por exemplo – o que explicaria a associação com raiva e agressão também.

Então da próxima vez que você pensar que alguma pessoa está transmitindo determinada mensagem através do olhar, preste atenção nos sinais: possivelmente você vai ter a capacidade de interpretá-los.

*Publicado em 24/2/2017

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: