Já pensou em recarregar seu celular com suor?

23/06/2017 às 05:182 min de leitura

Suar não é a coisa mais bonita que o corpo humano consegue fazer, mas a atividade é extremamente importante, principalmente para mantermos a temperatura corporal e eliminar toxinas.

O Mother Nature Network divulgou recentemente os resultados de um estudo inovador feito com o suor humano. Basicamente, o que se descobriu foi que a colagem de um material na pele é capaz de transformar suor em energia suficiente para recarregar um celular depois de uma bela corrida.

O material é um adesivo flexível de alguns centímetros, apenas, e que se encaixa na pele, transformando transpiração em energia através de enzimas que se alimentam do ácido lático que liberamos ao suar. Alguns protótipos do adesivo revolucionário já foram capazes de manter um rádio funcionando por dois dias.

Em comparação com as outras formas de energia de biocombustível, os adesivos suados são 10 vezes mais potentes do que os modelos anteriores: “Agora estamos recebendo níveis de energia realmente impressionantes. Se você estivesse correndo, você seria capaz de recarregar um dispositivo móvel”, explicou Joseph Wang, da Universidade da Califórnia, e que participou dos estudos.

E tem mais!

A novidade é atraente também por ser uma maneira não invasiva de manter o celular carregado enquanto a pessoa está se exercitando, por enquanto, mas as ideias sobre futuros projetos incluem até mesmo monitorações de aspectos da saúde dos usuários, especialmente de atletas que precisam checar suas condições físicas constantemente.

Novos estudos estão sendo feitos para que o dispositivo possa acompanhar sinais vitais de pessoas com diversas condições médicas. Isso seria possível porque o suor é composto por biomarcadores fundamentais, capazes de medir até mesmo níveis de glicose. O ácido lático, que é liberado quando nos exercitamos e que vai parar no suor, também é uma forma de saber como está a saúde muscular de uma pessoa.

De acordo com Mirella Di Lorenzo, da Universidade de Bath, no Reino Unido, futuramente poderemos medir índices de saúde pelo celular e, através de bluetooth, acessar os resultados diretamente de um smartphone. É ou não é uma ideia realmente interessante? Da próxima vez que você estiver suando, lembre-se de que as gotículas que saem da sua pele são poderosas, em todos os sentidos da palavra.

 ***

O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter! Vem com a gente!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: