publicidade

Quão quente é a lava de um vulcão?

19/07/2017 às 05:231 min de leitura

Você provavelmente já ouviu por aí que lava de vulcão é algo realmente quente, certo? Mas de quanto calor estamos falando exatamente? Você sabe? Do que é feita essa matéria vulcânica que consegue simplesmente derreter tudo o que vê pela frente?

Basicamente, a lava é pedra fundida que transborda do interior de vulcões, e o derretimento disso tudo é ocasionado pelas temperaturas extremas das áreas superprofundas da Terra. Quanto mais essas rochas derretem, mas elas vão subindo em direção à superfície terrestre – até chegar à superfície, podemos chamar a lava de magma.

Para derreter rochas, é óbvio que precisamos de muito calor, e a parte mais fria da lava chega a absurdos 300ºC, o que corresponde à temperatura do interior de um forno de pizza. A temperatura mais quente que a lava alcança, se você já acha que forno de pizza é muito, chega a 1.160ºC.

Eita!

Essa diferença grande ocorre por causa dos elementos químicos, que variam conforme as mais diversas regiões e que podem acabar afetando a temperatura da lava. Quando falamos da lava o Havaí, por exemplo, que é constituída de pedra basáltica, sabemos que ela costuma ser mais quente do que a lava da região do Noroeste do Pacífico.

Quando entra em erupção e sua temperatura começa a cair, a tendência é a de que a lava volte a ser rocha sólida. Quanto mais quente estiver a lava, mais rapidamente ela consegue se mover e mais líquida ela é.

O acidente em lava é algo de difícil ocorrência, justamente porque o corpo humano não consegue ficar em regiões assim tão quentes. De qualquer forma, em um cenário maluco onde alguém simplesmente jogasse você dentro de um vulcão em atividade, a verdade é que você derreteria fácil, fácil e seu corpo simplesmente pegaria fogo.

Para medir a temperatura da lava, os vulcanólogos usam termômetros específicos, super-resistentes, feitos de cerâmica e aço inoxidável, que são materiais com ponto de fusão maiores do que a lava em seu estado mais quente. 

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: