8 coisas que você ainda não sabe sobre o nervo ciático

14/08/2017 às 05:102 min de leitura

1 – Cinco em um

O ciático é, na verdade, o resultado da junção de cinco nervos, que se unem nos lados direito e esquerdo da coluna vertebral inferior – mais especificamente, estamos falando do quarto e do quinto nervos lombares e dos três primeiros da coluna sacral que, fundidos, formam o ciático.

2 – Sem o ciático, seus pés não sustentariam seu corpo de maneira apropriada

É esse nervo que dá força aos músculos do pé, fazendo com que todas as articulações e ossos abaixo do joelho funcionem adequadamente. Sem o ciático, você possivelmente não conseguiria andar sem dificuldades.

3 – Ligações

O ciático liga a medula espinhal às partes externa e posterior da coxa, além de outros músculos da perna e dos pés. Por isso, quando esse nervo sofre algum impacto, as pessoas acabam tendo fraqueza muscular, dormência e formigamentos na perna, no tornozelo, nos pés e nos dedos dos pés.

4 – Lesões na medula afetam o ciático

Quando uma pessoa sofre lesões na medula espinhal, o nervo ciático acaba sendo afetado também, e às vezes a conexão dele com o cérebro é interrompida. Felizmente, algumas pesquisas recentes com células-tronco nos mostram que será possível restaurar essas conexões em breve.

5 – Causas mais comum das dores

As maiores reclamações com relação ao nervo ciático acontecem por causa de lesões sofridas nas costas, que fazem com que a dor irradie ao longo do nervo. A lesão mais comum é quando surge uma hérnia de disco na região da lombar inferior, que acaba provocando irritação na raiz do nervo.

Isso acontece por que os pedaços de disco que formam a hérnia têm proteínas inflamatórias que acabam causando ainda mais dor no nervo.

6 – Dor no ciático pode, sim, ser uma emergência médica

Algumas pessoas apresentam a chamada síndrome da cauda equina, que afeta o nervo ciático e provoca fraqueza e incontinência intestinal e urinária. Às vezes a falta de força nas pernas vai piorando com o passar do tempo, e aí é preciso que a pessoa procure ajuda médica imediata, já que a recuperação pode ser mais demorada do que outras lesões na região do nervo.

7 – A altura de uma pessoa tem influência na dor

Em 1991, um estudo com 2.946 mulheres e 2.727 homens revelou que nem gênero nem massa corporal determinam se uma pessoa vai ou não ter alguma doença no nervo ciático. A altura de cada indivíduo, no entanto, parece ter mais relação com os problemas no nervo, e o que se observou foi que homens mais altos tendem a sentir mais dores no ciático com o avançar da idade.

8 – Infelizmente, é comum

As dores no ciático são mais comuns do que imaginamos, e elas podem realmente afetar nosso cotidiano, estando entre os motivos mais frequentes para faltas no trabalho. Os problemas no ciático são mais corriqueiros em pessoas acima dos 50 anos e, quando aparecem em jovens com menos de 20 anos, o que é incomum, podem ter alguma causa genética. Na dúvida, procure um atendimento médico.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: