A busca por aliens é ótima para a humanidade, mesmo que eles não existam

15/08/2017 às 13:242 min de leitura

Um dos maiores sonhos da humanidade é encontrar vida fora do planeta Terra; afinal, com tantos planetas por aí, por que só aqui isso iria acontecer? Algumas teorias malucas surgem para explicar a demora nessa descoberta, como a possibilidade de os ETzinhos estarem dormindo ou terem se desenvolvido em outras eras.

O professor da Universidade Birkbeck, de Londres, Ian Crawford acredita que achar ou não vida alienígena é o menor dos problemas, já que essa busca traz inúmeros benefícios em outras áreas. A ciência que estuda essa possível descoberta é a astrobiologia, que precisa de compreensões nas áreas de biologia, astronomia, geologia e ciência planetária.

Para Crawford, a ampla necessidade de conhecimentos para explorar a possibilidade de vida nos confins do Universo é importantíssima para a humanidade, já que forma pesquisadores com uma alta bagagem cultural e científica – algo que vai na contramão da educação hoje em dia, na qual os cientistas aprofundam cada vez mais seus estudos em áreas extremamente específicas.

"Cadê todo mundo?"

“Ao forçar múltiplas disciplinas científicas a interagir, a astrobiologia está estimulando uma reunificação parcial das ciências. Ela está ajudando a afastar a ciência do século XXI da extrema especialização de hoje e voltar para a perspectiva mais interdisciplinar que prevaleceu nos tempos anteriores”, explica o professor em um artigo para o The Conversation.

Quando um cientista consegue compreender um pouco de várias áreas, ele pode se tornar peça-chave em descobertas futuras – e não necessariamente extraterrestre! Mesmo que nunca sejam encontrados seres fora daqui, a astrobiologia deverá deixar o seu legado para as futuras civilizações.

Além disso, a astrobiologia ainda é uma ciência aberta. Por exemplo: já imaginou se encontrarmos seres microscópicos em oceanos com formações muito diferentes da Terra? Será necessário um aprofundamento em diversos outros conhecimentos para analisar o impacto dessa possível descoberta.

Estamos sozinhos nesse Universo todo?

Outra importância da astrobiologia é a sua possibilidade de “unificadora cósmica”. Crawford explica que, como as religiões estão cada vez mais segmentando os povos, será função da astrobiologia unificar todos esses pensamentos, principalmente se algum dia encontrarmos vida alienígena – algo que vai contra muitos dogmas.

E além de implicações religiosas, a possível descoberta de vida alienígena – seja ela inteligente ou não – terá grande impacto na vida social e política da Terra. Será necessário alguém que compreenda bastante essas descobertas e também a história da própria humanidade para que saibamos lidar com tudo isso.

Quem sabe um dia...