Será que os remédios antidepressivos funcionam apenas como placebo?

21/08/2017 às 11:301 min de leitura

Muita gente adora uma teoria da conspiração e pensa que a indústria farmacêutica lucra com a ingenuidade alheia. O comércio de remédios antidepressivos cresce dia após dia, tanto que os medicamentos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), tais como o citalopram e a fluoxetina, estão entre os mais lucrativos desse segmento.

Esse consumo desenfreado leva a crer em uma grande parcela da população usando os remédios de maneira desregulada. Ou ainda pior: médicos prescrevendo esses fármacos sem a real necessidade dos pacientes. Será verdade? Uma agência governamental da Suécia se juntou a hospitais do país para analisar a eficácia de dois exemplos populares de antidepressivos: a paroxetina e o citalopram.

A iniciativa de fazer essa pesquisa sem o envolvimento da indústria farmacêutica é justamente para que ela não interferisse de maneira alguma nos resultados – normalmente, ela infla os resultados para seu próprio benefício.

Indústria farmacêutica tem interesse no aumento das vendas de antidepressivos

Ainda que o efeito placebo possa, sim, estar relacionado a uma parcela dos benefícios dos medicamentos ISRS, os pesquisadores suecos realmente notaram uma grande vantagem no uso dos fármacos antidepressivos. Para esses testes, tanto médicos quanto pacientes não podem saber quando o remédio tomado é apenas farinha ou dotado de seus princípios farmacêuticos.

Essa descoberta sueca difere de vários resultados obtidos ao longo das últimas duas décadas. O professor Elias Eriksson conduziu o experimento com 3,3 mil pessoas, sendo que as que tomavam a medicação verdadeira tinham um resultado clínico muito mais eficaz contra sua depressão do que apenas pessoas que tomavam remédios de farinha e apenas acreditavam ter melhorado.

Isso não deve ser encarado, entretanto, como um sinal verde para o uso desenfreado desse tipo de medicação. Nunca trate distúrbios mentais com automedicação e sempre respeite as orientações médicas. Afinal, cada caso é um caso, e o seu quadro de transtorno mental pode se agravar caso você não siga as regras que seu psiquiatra prescrever.

Só tome medicamentos receitados por seu médico

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: