Riqueza: você sabe quanto ouro existe no corpo humano?

23/08/2017 às 06:301 min de leitura

Se você leu o título da matéria e achou estranho esse papo de existir ouro no seu corpo, saiba que esse elemento, embora não seja essencial para o funcionamento do organismo, está envolvido em diversas funções fisiológicas, como ajudar a manter juntas e articulações saudáveis e atuar na transmissão de pulsos elétricos através do corpo.

(Pixabay/PublicDomainPictures)

Aliás, já que estamos falando sobre a composição química do organismo humano, saiba que os principais elementos presentes no nosso corpo são oxigênio (65%), carbono (18,5%), hidrogênio (9,5%), nitrogênio (3,2%), cálcio (1,5%), fósforo (1%), potássio (0,4%), enxofre (0,3%), sódio (0,2%), cloro (0,2%) e magnésio (0,1%), além de uma porção de outros elementos dos quais existem apenas quantidades mínimas — como o cobre, o cobalto, o iodo, o cromo, o níquel e o silício.

Mas, voltando ao assunto ouro, apesar de ele estar presente no organismo de todos nós, nem se dê ao trabalho de imaginar formas mirabolantes de garimpar esse elemento do próprio corpo! Isso porque a estimativa é de que um adulto com 70 quilos de peso conte com 0,2 miligramas de ouro no organismo, quantidade que, em sua forma purificada, representaria um volume de míseros 10 nanolitros. E se esses 10 nanolitros fossem transformados em um cubinho, cada lado mediria 0,22 milímetro. Pensando bem, a riqueza não é tanta assim, né?

(I Love Useless Knowledge)

Para você ter uma ideia da proporção com relação aos demais elementos que existem no organismo humano, naquele mesmo corpo de 70 quilos, o oxigênio representaria pouco mais de 45 quilos do total, enquanto o carbono representaria quase 13 quilos e o hidrogênio, pouco menos de 7 quilos. Já o silício, que normalmente é encontrado na natureza na presença de ouro, também está presente no nosso corpo na quantidade de 1 grama, mas ninguém sabe dizer qual função orgânica ele desempenha.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: