Descubra porque os seres humanos não poderiam sobreviver sem as bactérias

19/09/2017 às 07:292 min de leitura

Você já deve ter ouvido que existem cerca de 100 trilhões de bactérias vivendo em nossos corpos, certo? Pois se você é do tipo que sente arrepios só de imaginar essa quantidade toda de organismos vivendo sobre e inclusive dentro de você, saiba que, sem eles, a nossa sobrevivência, assim como a de boa parte das formas de vida que habitam a Terra, seria simplesmente impossível.

Coexistência

De acordo com Molika Ashford, do site Live Science, embora muitas pessoas associem as bactérias com doenças e infecções, elas desempenham funções imprescindíveis para o funcionamento do organismo. Para você ter uma ideia, as que vivem no nosso sistema digestivo ajudam a “decompor” os alimentos que consumimos, permitindo, assim, que nossos corpos absorvam mais nutrientes.

MicrorganismosFundamentais para o bom funcionamento do organismo (NetDoctor)

Ademais, as bactérias envolvidas no processo de digestão também são responsáveis por suprir algumas vitaminas ao organismo, como é o caso da B7 que, entre outras coisas, atua no metabolismo dos carboidratos e na formação da pele, cabelos e unhas — para citar um exemplo. Sem esses microrganismos, nós certamente sofreríamos seriamente de desnutrição.

Vários estudos demonstraram que as bactérias que habitam em nosso organismo são fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico. A importância da exposição a microrganismos benignos e malignos é que eles “ensinam” as defesas do nosso corpo como atuar quando sofremos alguma infecção.

Aliás, o contato com bactérias na infância nos torna adultos menos propensos a desenvolver alergias e problemas respiratórios. Com relação aos organismos que vivem fora do nosso corpo, as espécies que habitam sobre a pele não só mantêm esse ambiente saudável, como ajudam a evitar que agentes potencialmente perigosos se proliferem e causem problemas.

Importância que vai além

Mas as bactérias não existem apenas nos nossos corpos! Elas estão presentes em tudo o que nos cerca — e, sem elas, a nossa sobrevivência seria impossível. Isso porque, segundo Molika, os organismos que vivem no solo e nos oceanos têm importante papel na decomposição da matéria orgânica e na produção de elementos imprescindíveis para a vida, como o carbono e o nitrogênio.

MicrorganismosImpensável viver sem elas (Playbuzz)

E falando especificamente do nitrogênio, as plantas e os animais — incluindo os humanos — que existem na Terra não são capazes de produzir todas as moléculas desse elemento necessárias para a vida. Portanto, o “trabalho” das bactérias é indispensável na transformação do nitrogênio atmosférico em amônia ou nitratos que, por sua vez, podem ser absorvidos pelas plantas e convertidos em aminoácidos e ácidos nucleicos, isto é, os elementos básicos do DNA. E as plantas fazem parte da nossa alimentação, certo?

E não é só isso! As bactérias também estão envolvidas no ciclo da substância mais importante para a existência da vida: a água. Como você sabe, a precipitação da água na forma de chuvas e gelo ocorre graças à presença de minúsculas partículas presentes nas nuvens, e pesquisadores encontraram evidências de que muitas — se não a grande maioria — dessas “partículas” são, na verdade, bactérias.

Muitas bactériasIndispensáveis para a vida (Buzzle)

Sendo assim, apesar de as bactérias terem um pouco de má fama — injustamente, diga-se de passagem! —, sem essa imensa variedade de microrganismos que coabita conosco, a vida seria impensável.