Por que a Catalunha quer a independência da Espanha?

27/10/2017 às 11:332 min de leitura

Nesta sexta-feira (27), o Parlamento da Catalunha declarou independência da Espanha, algo que levou euforia aos milhares de catalães que acompanharam a notícia. Na prática, entretanto, a região continua sob domínio espanhol, tanto que o Senado autorizou uma intervenção para destituir o governo da Catalunha.

Essa briga não é de hoje: até 1714, a Catalunha não fazia parte da Espanha, tendo cultura, leis e língua específicas. Com a Guerra da Sucessão Espanhola, ocorrida entre 1701 e 1714 pelo trono da monarquia do país, a região acabou saindo derrotada e foi anexada à Espanha tal qual a conhecemos hoje em dia.

Quem assumia o trono, desde então, sempre tentava impor os costumes espanhóis, até que, em 1931, foi restaurado o Generalitat, ou seja, o governo nacional catalão. Só que o general Franco, entretanto, não engoliu muito bem essa história, reassumindo o controle da Catalunha em 1938, após uma batalha com mais de 3,5 mil mortes catalãs.

Guerra da Sucessão EspanholaGuerra da Sucessão Espanhola acabou com a Catalunha sendo anexada ao país

Conflitos econômicos

Em 1977, com a volta da democracia à Espanha, a Catalunha passou a ser cada vez mais independente, sempre tentando uma autonomia completa – algo que pode, enfim, acontecer nos próximos meses. A crise na economia acelerou o processo, tanto que 90% dos catalães votaram a favor da independência em um plebiscito realizado no dia 1º de outubro deste ano – apesar de que existem denúncias de fraude e de adulteração de votos nessa pesquisa.

Mariano Rajoy, presidente da Espanha pelo Partido Popular (PP), é contra a separação. Porém, o PP na Catalunha é extremamente fraco, abrindo brechas para os conservadores do CDC e os esquerdistas do ERC. Até mesmo os radicais da CUP são mais numerosos e populares que o PP na região. Juntos, eles conseguiram unir os catalães em favor do separatismo.

A Catalunha é o coração industrial da Espanha. Caso consiga a independência, já nasceria como a 34ª maior economia do mundo – à frente de Portugal e de Hong Kong, por exemplo. Já o PIB per capita seria maior do que o de grandes potências, como Itália e Coreia do Sul.

CatalunhaPopulação da Catalunha aprova o separatismo

Acontece que a Espanha perderia cerca de 20% de seu poder econômico, e isso não está nos planos do país que já enfrenta uma prolongada crise na economia. Por conta disso, conflitos estão acontecendo na Catalunha entre oficiais do governo espanhol e separatistas, sem, entretanto, o mundo saber qual será o final dessa disputa.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: