Veja como o clima do mundo está mudando em vídeo da NASA

17/11/2017 às 11:001 min de leitura

NASA revelou em sua conta do Twitter um vídeo que mostra a importância do estudo do nosso planeta a partir do espaço. Ou seja: o quão é importante enxergar a Terra de longe para entender como ela está reagindo às mudanças climáticas.

A agência espacial norte-americana monitorou por 20 anos a vegetação e a vida animal tanto da terra quanto dos oceanos usando seus satélites em órbita. As imagens registradas dão a impressão do planeta estar “respirando” conforme as estações vão passando e o gelo dos Polos Norte e Sul aumenta e retrai. Também é possível ver a alteração da vegetação de acordo com o clima.

terra

Planeta vivo

Nos oceanos, é possível ver os conjuntos de plâncton microscópico, responsáveis por grande parte da produção de oxigênio no planeta e servindo também como alimento para diversos tipos de seres marinhos.

“Estas são visualizações incrivelmente evocativas de nosso planeta vivo”, disse Gene Carl Feldman, um oceanógrafo do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, em um comunicado. “Essa é a Terra, isso é ela respirando todos os dias, mudando com as estações, respondendo ao Sol, aos ventos variáveis, correntes oceânicas e temperaturas”.

terra

Mudanças perigosas

Ver como a vida vegetal em todo o planeta mudou ao longo dos últimos 20 anos pode ajudar cientistas e pesquisadores a investigar como os ecossistemas estão respondendo às mudanças nas condições ambientais.

“À medida que a NASA começa sua terceira década de medições globais do oceano e da terra, essas descobertas apontam para questões importantes sobre como os ecossistemas responderão a um clima em mudança e alterações em larga escala na interação humana com a Terra”, concluiu o comunicado da NASA.