Você sabe como não se esquecer do nome de alguém que acabou de conhecer?

20/11/2017 às 04:552 min de leitura

Conseguir se lembrar dos nomes das pessoas que conhecemos não é tarefa fácil, e, ainda que possamos nos respaldar no fato de que é impossível saber o nome de todo mundo, em alguns casos esse esquecimento é visto como falta de educação.

Se você é do tipo que, segundos após ser apresentado a uma pessoa nova, já não faz ideia de como ela se chama, fique tranquilo que hoje nós vamos trazer algumas dicas interessantes para os esquecidinhos de plantão.

Antes de tudo, saiba que essa coisa de não se lembrar dos nomes das pessoas é algo comum que acontece com quase todo mundo. Quando você está diante de um caso específico, tendo que se lembrar do nome de alguém, o jeito é treinar um pouco.

Em termos profissionais, por exemplo, é sempre bacana que você não se esqueça dos nomes, até mesmo porque todo mundo gosta de ser chamado pelo nome, e quando você faz isso, acaba demonstrando que prestou atenção naquele indivíduo. Para garantir um bom desempenho na hora de começar a trabalhar em um lugar novo, por exemplo, confira as dicas a seguir:

1 – Preste atenção

perguntando nome

Na hora de conhecer alguma pessoa nova, mantenha o foco nela e na forma como ela é apresentada a você. Tendemos a esquecer os nomes das pessoas porque não damos atenção suficiente para o momento em que somos apresentados a elas, seja por estarmos pensando em algo legal para dizer ou por falta de interesse mesmo. O ideal, nesse momento de apresentação, é manter atenção no rosto da pessoa nova e buscar sempre relacionar seu nome a ela.

2 – Busque algo diferente

Encontrar uma característica diferente na pessoa que você está conhecendo vai fazer com que você se lembre dela com mais facilidade. Vale desde uma tatuagem aparente até um corte de cabelo diferente.

3 – Crie uma identidade visual

É sempre útil criar associações entre as pessoas, seus nomes e algo que faça com que você pense nelas. Vale desde associações com pessoas famosas, com sobrenomes e por aí vai.

4 – Repita o nome

jennifer lawrence

Quando for falar com essa pessoa, chame-a pelo nome algumas vezes, pois assim seu cérebro vai ter mais facilidade em memorizar o nome dela.

5 – Estude

Leva-se algum tempo para memorizar nomes e rostos. No caso de um emprego novo, por exemplo, é bacana aprender os nomes dos seus colegas, então você pode revisar a lista dos funcionários sempre que chegar em casa até conseguir relacionar todos os nomes com seus respectivos rostos.

6 – Não tenha medo de perguntar

Vale ter em mente que todo mundo, mesmo, às vezes se esquece do nome de alguém, então não tenha vergonha de, gentilmente, dizer que se esqueceu do nome de alguma pessoa – se ela tiver um nome diferente, você pode pedir ajuda sobre a pronúncia, sem problemas, contanto, é claro, que não seja inconveniente nem resolva fazer alguma piadinha sem graça e desnecessária.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: