Golfinhos são vistos dando presentes para as namoradas

21/11/2017 às 11:572 min de leitura

Os golfinhos são conhecidos por sua inteligência e por seu comportamento social único, mas, mesmo depois de tantos anos de estudo, eles continuam surpreendente os biólogos. Um grupo de cientistas notou uma ação inédita desses animais: machos foram vistos entregando grandes esponjas marinhas a fêmeas, como uma forma de agradá-las!

O cortejo inusitado aconteceu na costa noroeste da Austrália. Esse tipo de comportamento, de trocar presentes tentando conquistar, é algo já visto no mundo animal, mas em aves. Nos mamíferos, apenas os humanos têm esse hábito, por isso a notícia é bastante relevante para tentar compreender a evolução comportamental dessa espécie.

O golfinho-jubarte-australiano foi identificado e diferenciado de outros semelhantes apenas em 2013 e ainda causa espanto nos cientistas. Esse tipo de acasalamento ornamental, à base de presentes, é inédito. Porém, a reação das fêmeas e a eficácia da tática dos machos ainda não foram possíveis de serem mensuradas.

GolfinhoGolfinho dando um pedaço de esponja marinha a uma fêmea

É importante ressaltar que as esponjas coletadas pelos machos são firmemente presas a rochas e corais, sendo difícil sua retirada. Além disso, elas secretam substâncias tóxicas quando estão sendo depredadas por animais marinhos, o que sugere que o esforço dos golfinhos machos é extremo e bastante perigoso.

“Pode ser uma doação de presentes para impressionar a fêmea e sugerir que o macho é alguém com quem seria uma ideia realmente sábia de se acasalar. Parece que as fêmeas tendem a ignorar o macho e, em seguida, ele fica frustrado e joga a esponja na direção da possível parceira”, explica Simon Allen, principal pesquisador desses golfinhos.

Allen também fala que, durante a entrega dos presentes, os golfinhos assumem uma posição corporal diferente – chamada de “pose da banana” – e emitem sons de trombeta. Seria uma forma de realmente chamar a atenção e se impor como o Don Juan dos Sete Mares.

golfinhoMacho fazendo a "pose da banana" para chamar a atenção de uma possível parceira

Porém, como esse comportamento acabou de ser descoberto, ele pode significar algo que não tem nada a ver com romantismo. Os pesquisadores cogitam que isso também poderia ser uma espécie de intimidação e demonstração de potência, algo que já foi visto em outros mamíferos.

Os golfinhos também respeitam muito a hierarquia, respeitando os machos-alfas de sua região. Porém, mesmo espécimes mais dominantes de um grupo foram vistos coletando esponjas com outros golfinhos de menor escala hierárquica, confundindo ainda mais os biólogos. Seria uma espécie de “cooperação competitiva”?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: