Darth Vader pré-histórico? Fóssil de caranguejo parece vilão de Star Wars

07/12/2017 às 13:132 min de leitura

Nós do Mega Curioso não sabemos se você vai concordar com um time de paleontólogos, mas eles descobriram um caranguejo-ferradura fossilizado que, segundo eles, é muito, muito parecido com o capacete do Darth Vader, um dos vilões mais famosos das telonas. Dê só uma olhada no bicho e veja se você acha que os cientistas têm razão:

Darth Vader pré históricoE aí, o que você acha? (Wikimedia Commons/BGR/Museu de História Natural e Ciência do Novo México)

De acordo com os paleontólogos, o Darth Vader pré-histórico acima pertence a uma família extinta de caranguejos-ferradura chamada Austrolimulidae e viveu há 245 milhões anos. No caso do espécime encontrado pela equipe, ele habitava as águas rasas da região que hoje corresponde ao estado norte-americano de Idaho, e consiste em um animal que ainda não havia sido descrito pela Ciência.

Animal curioso

Os paleontólogos (bem-humorados e ligeiramente geeks) batizaram a espécie como Vaderlimulus tricki e determinaram que o caranguejo viveu durante o Triássico, mesmo período no qual dinossauros e mamíferos iniciaram seu desenvolvimento evolutivo. Na realidade, segundo explicaram, o exemplar encontrado em Idaho consiste no primeiro animal desse tipo já encontrado do Triássico, uma vez que a maioria dos caranguejos fossilizados descobertos até agora eram de períodos geológicos anteriores.

Vaderlimulus tricki Olha ele aí! (BGR/Museu de História Natural e Ciência do Novo México)

De acordo com os paleontólogos, ao contrário do que parece, os caranguejos-ferradura são mais próximos dos escorpiões e aranhas do que dos caranguejos propriamente ditos e hoje em dia, existem quatro espécies deles vivendo no mundo.

Vaderlimulus tricki Assim dá para ver melhor (IFLScience!/Museu de História Natural e Ciência do Novo México)

No entanto, foram registrados eventos nos últimos anos em que grandes quantidades desses animais acabaram morrendo — e os cientistas ainda não conseguiram descobrir, exatamente, a causa disso. Apesar de não serem animais especialmente belos e fofinhos, tomara que esses curiosos bichos não tenham o mesmo fim que seus ancestrais e acabem extintos.

Caranguejo-ferraduraVocê daria uma coçadinha nessa barriguinha? (Post and Courier)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: