Polos de inacessibilidade: conheça os lugares realmente no “meio do nada”

08/12/2017 às 16:062 min de leitura

Os polos de inacessibilidades são os lugares mais remotos da Terra, isto é, os mais distantes da costa. Cada continente possui o seu, sendo que o polo de inacessibilidade da Antártica, por exemplo, não fica exatamente no polo sul magnético.

Confira quais são esses pontos:

1. Polo norte de inacessibilidade

Coordenadas: 85 ° 48'N 176 ° 9'W

Esse ponto fica no meio do oceano Ártico, distante exatamente 1008 km das ilhas Ellesmere, Komsomolets e Genriyetta. Curiosamente, ninguém nunca chegou lá, e a última tentativa ocorreu em 2006.

Polo de inacessibilidade

2. Polo sul de inacessibilidade

Coordenadas: 82 ° 53'14 "S 55 ° 4'30" E

A coordenada exata não é sabida, já que o tamanho do continente vive mudando, porém foi estipulado internacionalmente – ao menos por enquanto – que o tal ponto fica na antiga base de pesquisa soviética, hoje abandonada e parcialmente soterrada pela neve. Agora, só um busto de Lenin destoa da paisagem branca.

Polo de inacessibilidade

3. Polo oceânico de inacessibilidade

Coordenadas: 48 ° 52.6'S 123 ° 23.6'W

Chamado de Ponto Nemo em homenagem ao personagem do livro “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne, o ponto oceânico mais extremo está localizado no Pacífico a exatamente 2688 km da Ilha Ducie, uma desabitada (por humanos) porçãozinha de terra pertencente às Ilhas Pitcairn, oficialmente território britânico.

Polo de inacessibilidade

4. Polo de inacessibilidade da Eurásia

Coordenadas: 46 ° 17'N 86 ° 40'E

Localizado na China, este ponto fica a 2645 km do mar. Ele fica perto da fronteira com o Cazaquistão, a aproximadamente 320 km ao norte da cidade de Ürümqi. Porém, esse ponto está em xeque, já que não consideraria o Golfo de Ob, que “entra” até mil quilômetros adentro do continente através da Sibéria. Ainda assim, o outro possível ponto ficaria a 2510 km do mar, ainda na China.

Polo de inacessibilidade

5. Polo de inacessibilidade da América do Norte

Coordenadas: 43,36 ° N 101,97 ° W

A apenas 11 km ao norte da cidade de Allen, na Dakota do Sul, nos EUA, está o ponto mais remoto da América do Norte. É preciso viajar exatamente 1650 km para chegar ao mar. O ponto exato fica em um barranco dentro de terras da tribo Oglala Sioux, mas ninguém mora perto dele.

Polo de inacessibilidade

6. Polo de inacessibilidade da América do Sul

Coordenadas: 14,05 ° S 56,85 ° W

A 44 km da cidade de Arenápolis, no Mato Grosso, está o ponto mais longe da costa do continente sul-americano: são 1512 km até o mar! Ele fica dentro de uma floresta, e seu acesso não é dos mais fáceis. Também é necessário um GPS para chegar ao local exato, que não possui nenhuma marcação.

Polo de inacessibilidade

7. Polo de inacessibilidade da África

Coordenadas: 5,65 ° N 26,17 ° E

Pertíssimo da tríplice fronteira entre a República Centro-Africana, a República Democrática do Congo e o Sudão, o ponto mais extremo da África fica a 1814 km da costa mais próxima. Ele fica no meio de um terreno tropical montanhoso e de difícil acesso. Além disso, essa distância do mar é um dos motivos do baixíssimo desenvolvimento desses três países.

Polo de inacessibilidade

8. Polo de inacessibilidade da Austrália

Coordenadas: 23,17 ° S 132,27 ° E 

Este é provavelmente o polo de inacessibilidade mais fácil de ser alcançado, já que fica a “apenas” 920 km do oceano mais próximo. Ele também está a 30 km da cidade de Papunya, e é possível chegar até lá de carro, através de uma estradinha de terra.

Polo de inacessibilidade

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: