Confira 5 invenções geniais que podem bombar nos próximos verões

05/02/2018 às 14:003 min de leitura

Basicamente, as invenções surgem de necessidades do cotidiano. No entanto, muitas vezes as ideias são tão boas que acabam se disseminando e fazendo parte do dia a dia de outras pessoas. Aliás, inúmeras novidades já foram desenvolvidas por brasileiros — e, segundo Carlos Mazzei, presidente da Associação Nacional dos Inventores, existem várias que prometem ser as estrelas das próximas estações.

“A capacidade do brasileiro para criar é inquestionável, mas nem sempre o inventor acredita na sua própria capacidade, então muitas das ideias que seriam úteis acabam evaporando”, afirma Mazzei.

E falando em estações, que tal focarmos na favorita da maioria das pessoas: o verão? A caixa de isopor para carregar bebidas, por exemplo, é uma criação muito associada a esse período e facilmente encontrada em uma roda de pessoas na praia. Por mais simples que seja o invento, ele jamais sairia do papel se o idealizador não levasse sua ideia adiante. Conheça a seguir 5 invenções incríveis que prometem ser sucesso nos próximos verões:

1 – Churrasqueira para fogão

Churrasqueira para fogão

Sabe aquele churrasco com os amigos ou o grelhado durante a semana? A Jobs Grill permite o preparo dessas delícias sem sujeira e fumaça. Criada por Rodrigo Jobs Contin, ela é adaptada em cima das bocas do fogão e funciona como uma grelha, sem a necessidade de carvão. Compacta, é ideal até mesmo para apartamentos, e o calor da churrasqueira pode ser controlado por meio dos botões do eletrodoméstico.

2 – Carregador solar portátil com fixadores articulados

Carregador portátil

Na praia ou na piscina, quem nunca se sentiu incomodado com o sol batendo no rosto? A criação de Reilson Rodrigues e Juliano Fischer é voltada para aqueles que desejam desfrutar de um dia de lazer com direito a proteção contra os raios solares e, de quebra, usufruir de aparelhos como celular ou tablet sem se preocupar com o consumo de bateria. O invento é portátil e pode ser fixado em uma cadeira espreguiçadeira, fazendo sombra à cabeça, ao mesmo tempo que a energia solar é usada para recarregar baterias de eletrônicos por meio de cabo USB.

3 – Cadeira giratória automatizada para banho de sol

Para quem gosta de pegar um bronzeado, as inventoras Cristina Mendieta e Ana Luiza Groisman desenvolveram a Girassol, uma cadeira giratória automatizada que pode ser usada em resorts, campings, residências e, claro... praias. Por meio de captação de energia solar, ela acompanha os movimentos do sol para que o usuário pegue aquela corzinha — enquanto protege seu rosto por meio de sombra — e, de quebra, faz a recarga de bateria de celulares com energia limpa, com direito a caixas de som acopladas, além de roteador WiFi e Bluetooth.

4 – Lixeira reciclável para praia

Lixeira reciclável

A ideia do formato da lixeira ecológica surgiu dos origamis. Resistente, ela tem pontas que podem ser ajustadas na areia — e o melhor é que, depois de utilizada, a lixeira pode ser descartada junto com os resíduos. Segundo os inventores Ana Aline Simões e Mauro, o objeto é sustentável desde a produção. “Além da praticidade para carregar e para descartar, a Lixeireba é feita com papel reciclado, ajudando a contribuir com a preservação do meio ambiente e com a limpeza das praias”.

5 – Direcionador de água de bebedouros

Direcionador de água

Bateu aquela sede depois de uma corrida no clube, na academia ou até mesmo daquela caminhada no calçadão? O EasyWaterTooth, invento de Luciano Pereira Batista, foi elaborado para direcionar o fluxo da água para a boca e evitar o contato direto com torneiras e bebedouros públicos. “O aparelho é colocado com o orifício de entrada sob o jato d’água que sai da torneira e vai parar no de saída, somente com a força da própria água, sem necessidade de fontes de energia”, explica Luciano.

***

E aí, caro leitor, você tem uma ideia genial e não sabe como tirar o seu projeto do papel? Para o presidente da Associação Nacional dos Inventores, a falta de conhecimento da lei é o principal obstáculo para o inventor. “Muitos levam o produto ao mercado sem patentes e acabam enganados ou com suas ideias roubadas. A ANI auxilia os inventores desde a concepção da ideia até o oferecimento do projeto de forma correta para as empresas”, conclui Carlos Mazzei.

*Via assessoria.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: