Sabe o que essas imagens representam? Um novo recorde para os terráqueos

09/02/2018 às 14:302 min de leitura

Tudo bem que a imagem que você viu acima não parece nada além do que uma mancha esverdeada sobre um fundo roxo — e provavelmente não chamaria muito a sua atenção se estivesse em um bolo de fotos legais. No entanto, ela representa um feito inédito conquistado pela NASA, pois, apesar de não ter muita lá definição, ela mostra o que a sonda espacial New Horizons fotografou e transmitiu até a Terra desde inacreditáveis 6,12 bilhões de quilômetros de distância!

Recorde

De acordo com Bill Keeter, da NASA, as imagens mostram objetos registrados no Cinturão de Kuiper, o cinturão de asteroides que fica além dos planetas que compõem o Sistema Solar e serve de lar para Plutão e outros planetas-anões e corpos celestes. Segundo Bill, a New Horizons é o quinto artefato lançado pelos terráqueos a viajar tão longe, e os registros se transformaram nas “fotos” mais distantes já capturadas por um objeto fabricado pelo homem.

O recorde anterior, por sinal, pertencia à famosa imagem conhecida como “Pálido Ponto Azul”, registrada pela sonda espacial Voyager 1 em fevereiro de 1990 — e que mostra o nosso planetinha na imensidão do Universo a 6 bilhões de quilômetros de distância.

Objetos no Cinturão de Kuiper(NASA)

Mas, voltando ao assunto da New Horizons, ela iniciou sua missão no Cinturão de Kuiper no ano passado e tem como propósito observar uma série de objetos, entre planetas-anões e astros conhecidos como “centauros” — que consistem em corpos menores com órbitas instáveis que cruzam o caminho dos planetas gigantes que orbitam ao redor do Sol.

As imagens que foram capturadas pela sonda vão ajudar os astrônomos a identificar características nesses corpos distantes, como formato e propriedades de suas superfícies. Os cientistas também esperam descobrir se esses astros contam com feições como anéis e satélites. Agora mesmo, a New Horizons está “dormindo”— enquanto vaga através do cosmos — e será novamente “acordada” pelo pessoal da NASA no começo de junho para que ela volte ao trabalho.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: