Esfera de palitos de fósforo ficou pronta em 10 meses e queimou em 1 minuto

15/02/2018 às 04:503 min de leitura

Tudo começou quando um jovem, com nome de usuário Wallacemk no Reddit, estava se divertindo queimando palitos de fósforo quando, de repente, imaginou como seria ter uma estrutura bem maior feita com os mesmos palitinhos. Seguida do pensamento, veio a ideia de colocar seu plano em prática.

Ao longo de cerca de 10 meses e depois de investir US$ 500 em seu projeto, ele finalmente construiu uma espera gigante, feita com 42 mil palitos de fósforo.

Obviamente, a ideia em si foi muito mais simples do que o trabalho prático, e o jovem precisou de muito empenho e de muita paciência para conseguir realizar seu projeto. Como a cabeça de cada palito é mais larga do que o corpo do palito em si, ele precisou da ajuda da matemática para conseguir colocar em prática a sua proeza, como podemos ver nas imagens a seguir:

Wallacemk

Wallacemk

Antes mesmo de começar a colocar em prática o seu projeto ambicioso, o jovem decidiu que precisaria ter uma ideia de quantos palitos seriam necessários. Ele começou a comprar caixas e mais caixas de 300 palitos – com a ajuda do software Rhino, conseguiu visualizar o projeto com mais detalhes e ter uma ideia de como seria o resultado final.

Wallacemk

O jovem explicou que, com a ajuda do programa, conseguiu resultados sobre o número de palitos necessários para cumprir a tarefa e sobre as medidas da esfera que criaria – seriam 62.654 palitos, se tudo saísse como o planejado. “Eu modelei a coisa toda, mas meu computador não conseguia renderizar. Eu tive que continuar cortando partes de cada palito até que eu acabei ficando sem memória. Para o seu prazer, aqui está um quarto da esfera renderizada em realidade virtual”, explicou.

Wallacemk

“Então a colagem começou! Eu acho que a melhor forma de descrever este processo é articular meu estado mental e emocional enquanto colo os palitos por horas e horas. Esta foto foi tirada em um momento de excitação e otimismo. Minha teoria estava funcionando e a curvatura da esfera estava começando a tomar forma”:

Wallacemk

“Esta foto marca um ponto de inflexão na minha euforia até um forte entendimento de quanto tempo, energia, e palitos de fósforos seriam necessários nesta esfera. O formato estava se transformando, mas era preciso muito tempo para conseguir apenas uma camada de palitos colados. Eu estava juntando eles em um círculo que apenas continuava crescendo e crescendo e mesmo assim não crescendo tão rapidamente quanto eu gostaria”:

Wallacemk

Depois de um tempo, o rapaz acabou criando uma forma de colar sete palitos de cada vez, o que acelerou o trabalho:

Wallacemk

Chegar ao meio do projeto era ao mesmo tempo empolgante e desanimador, pois dava uma noção real do tempo que já havia sido gasto e do tanto de trabalho que precisaria ser feito ainda.

Wallacemk

Com perseverança e paciência, ele continuou e viu que sua espera estava evoluindo, ainda que não estivesse perfeita como havia imaginado inicialmente.

Wallacemk

Na medida em que o trabalho se aproximava do fim, as dificuldades aumentavam.

Wallacemk

Ao final, foram 140 caixas de palitos de fósforo para que o projeto fosse concluído. “Se cada uma tivesse exatamente 300 fósforos, isso equivale a 42 mil palitos. O que é significativamente fora da estimativa de 62.654 palitos, mas muitos fatores podem ter contribuído para isso: talvez não existam exatamente 300 palitos em cada caixa. Talvez eu não tenha feito a esfera perfeita (eu não fiz). Talvez os palitos sejam de tamanhos diferentes (eles são). Ainda assim, 20.000 palitos é uma margem de erro significante.”

Wallacemk

Wallacemk

“No final das contas, todos os palitos verdes não são exatamente da mesma cor e eu não tinha ideia por que eles mudam a forma de fazê-los. O potencial de energia aqui era muito palpável”.

Wallacemk

A seguir, acompanhe um vídeo que mostra o processo e nos dá ainda mais noção a respeito da trabalheira que essa ideia deu para ser colocada em prática.

Ao fim de tudo (minuto 1:41), ver os palitos pegando fogo é algo que nos dá certa satisfação. Foram 60 segundos para que a esfera que levou 10 meses para ser montada queimasse inteirinha – conte para a gente o que você achou desse experimento!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: