Árvore da Vida resiste há 400 anos no meio do deserto do Bahrein

20/02/2018 às 11:302 min de leitura

O Bahrein é um pequenino país insular do Oriente Médio, localizado no Golfo Pérsico e bem próximo ao Catar e à Arábia Saudita. Com uma população de pouco mais de 1 milhão de habitantes, o Bahrein o 47º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, com um IDH de 0,824, considerado muito alto.

Apesar da pequena área – pouco maior do que a cidade de Goiânia, por exemplo – o país possui grandes áreas desérticas, com uma concentração de desenvolvimento na região norte. Apesar disso, bem nessa área mais desolada, brota um dos maiores marcos do Bahrein: a Árvore da Vida.

Trata-se de uma árvore da espécie Prosopis cineraria com cerca de 30 metros de altura e idade estimada de mais de 430 anos. O que a torna tão especial são os fatos de que não existe nenhuma outra vegetação em seu entorno e de que a fonte de água mais próxima fica a cerca de 5 km dali. Ela fica a 10 km de Askar e 3,5 km de Jaww. Da capital Manama, são apenas 36 a 40 km de carro, dependendo da estrada que você pegar. 

turistasShajarat-al-Haya, como é conhecida no idioma local, recebe mais de 50 mil turistas por ano

Mesmo o solo onde está a Árvore da Vida é bastante seco, dando à planta uma aura misteriosa. Segundo a lenda, ela foi plantada ali em 1583, e hoje em dia ser tornou uma das principais atrações turísticas de Bahrein, recebendo mais de 50 mil visitantes todos os anos. E como ela cresce em uma montanha de areia, a árvore é vista mesmo a uma distância considerável.

Porém, apesar das condições aparentemente extremas, não existe nada de anormal na resistência da árvore: essa espécie é adaptada a solos áridos e consegue captar a umidade do ar. Como o Bahrein é uma pequena ilha, o mar que o circunda é bastante próximo, tornando a umidade de lá bem elevada.

Outro detalhe é que, apesar de não existirem lençóis freáticos por lá, a altitude da ilha não é muito grande. Assim, o solo úmido por baixo acaba fornecendo os poucos nutrientes necessários para a subsistência da árvore. Outra planta semelhante, mas bem menor, cresce a 850 metros da Árvore da Vida, que há poucos anos recebeu uma cerca de proteção para impedir que vândalos continuassem assinando seus nomes no tronco da centenária.

Árvore da VidaÁrvore da Vida: isolada no meio do deserto

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: