Apenas 1 país no mundo é considerado carbono negativo, sabia?

23/02/2018 às 06:301 min de leitura

Hoje vamos conhecer melhor as políticas ambientais do país que, em 2017, se tornou o único do mundo que pode ser considerado carbono negativo, o que é um grande feito em termos de preservação ambiental e de responsabilidade política em relação ao aquecimento global.

A definição de carbono negativo, de acordo com um artigo publicado pela ONG Climate Council, é o que ocorre quando as emissões de carbono de um país são compensadas e, além disso, negativadas quando há geração e exportação de energia renovável. Até hoje, o único país a se encaixar nesses critérios é o Butão.

O país sem litoral que fica em meio ao Himalaia tem uma população pequena, de 813 mil habitantes, e produz anualmente 2,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Para compensar, o Butão tem 72% de área florestal, que realiza um processo chamado “sequestro de carbono”, capaz de processar mais de três vezes a quantidade de dióxido de carbono que o Butão produz, armazenando a substância nas plantas, no solo e no oceano.

Exemplo a ser seguido

butão

Esse processo todo significa que o Butão absorve mais carbono do que libera dióxido de carbono por ano. Para melhorar, o país exporta a maior parte da eletricidade renovável que gera através de seus rios.

Achou pouco? Pois saiba que o Butão é conhecido por suas políticas amigas do meio ambiente – lá, ao contrário dos países que fundamentam sua economia no Produto Interno Bruto (PIB), o que vale é o Índice Nacional de Felicidade Bruto, o que significa que medidas econômicas estão alinhadas a melhorias nos setores socioculturais e também ambientais.

As diferenças não acabam aí. No Butão, há muito investimento considerado ecoconsciente, que ocorre tanto em transporte sustentável, investindo em veículos elétricos, quanto em medidas administrativas que economizam papel. Eis um país que pode nos servir de exemplo em diversos aspectos, não é mesmo?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: