Conheça 10 confluências de rios pelo mundo

25/03/2018 às 10:003 min de leitura

A confluência de rios acontece em bacias hidrográficas ao redor do mundo. Ela se caracteriza pelo ponto onde um afluente encontra o rio principal, ou quando dois rios se unem para formar outro com nome diferente.

Aqui no Brasil, a confluência dos rios Negro e Solimões, próximo a Manaus, é a mais conhecida. E não é só pela beleza, mas também por formar o rio Amazonas, um dos mais extensos e com o maior fluxo de água do planeta.

Abaixo mostramos 10 confluências de rios pelo mundo, separados pelo site Twisted Sifter considerando beleza e significados culturais de cada um.

1. Rios Ródano e Arvre, na Suíça

1

Na foto o Rio Ródano aparece à esquerda, e à direita o Rio Arve, que recebe água das geleiras do Vale do Chamonix, local onde existe uma das maiores e melhores estações de esqui do mundo. Eles se encontram em Genebra, e a coloração do Rio Arve se deve à alta concentração de sedimentos que possui, criando o contraste acentuado.

2. Rios Ilz, Danúbio e Inn, na Alemanha

2

Esta foto foi tirada no topo do monte Ilzstad, na cidade de Passau, na Alemanha. Ela é conhecida como "cidade dos três rios". O rio Ilz vem das montanhas e possui uma cor mais azulada (parte de baixo da foto). Já o Inn aparece na parte superior, sendo um grande rio que passa por Salzburgo, na Aústria, antes de chegar a essa confluência. Apesar de ele possuir uma vazão maior do que a do rio Danúbio (centro da imagem), o rio único formado pelo encontro dos três mantém o nome de Danúbio.

3. Rios Ohio e Mississippi, nos EUA

3

O rio Ohio é um afluente do rio Mississippi, e eles se encontram ao sul da cidade de Cairo, no estado de Illinois, nos EUA. Na foto vemos o rio Ohio à direita, que no momento do registro feito por um astronauta estava com suas características alteradas. Normalmente, ele tem a água mais limpa, enquanto o rio Mississippi possui mais sedimentos sendo carregados. Provavelmente nesta foto, tirada em 2005, ele havia sofrido a influência de grandes chuvas que ocorreram rio acima na época. Após a confluência, eles seguem sem se misturar por aproximadamente 5 quilômetros.

4. Rios Jialing e Yangtzé, na China

4

Na imagem vemos a cidade de Chongquing, onde rio Yangtzé recebe seu afluente de águas límpidas, o rio Jialing, que na foto aparece à direita. Após essa confluência, o rio Yangtzé, maior rio da Ásia, continua correndo por muitos quilômetros até chegar à sua foz, no Mar da China Oriental.

5. Rios Negro e Solimões, no Brasil

5

Esta imagem é conhecida de muita gente. A confluência do rio Negro, à direita na foto, e do rio Solimões, ocorre na altura da cidade de Manaus. Eles não se misturam por uma distância aproximada de 6 km, devido a diferenças de propriedades e velocidade da água. O rio Negro corre a aproximadamente 2 km/h e tem uma temperatura média na confluência de 28 graus, já o rio Solimões segue a 5 km/h em média, com cerca de 22 graus.

6. Rios Green e Colorado, nos EUA

6

O rio Green nasce na cordilheira de Wind River, no Wyoming, e durante seu percurso até a confluência com o rio Colorado percorre o planalto do Colorado, formando desfiladeiros espetaculares. Na foto, vemos o rio Colorado na parte inferior e o seu alfuente, rio Green, à direita.

7. Rios Thompson e Fraser, no Canadá

7

Na cidade de Lytton, na Colúmbia Britânica, Canadá, ocorre a confluência das águas límpidas do rio Thompson, na parte de baixo da foto, com o lamacento rio Fraser.

8. Rios Alaknanda e Bhagirathi, na Índia

8

A confluência dos rios Alaknanda e Bhagirathi dá origem ao conhecido e sagrado rio Ganges. Ela ocorre na cidade de Devprayag.

9. Rios Mosela e Reno, na Alemanha

9

Na cidade alemã de Koblenz, o rio Reno recebe o rio Mosela, um de seus vários afluentes. A cidade é conhecida pelo encontro, pois o próprio nome “Koblenz” tem origem no latim e significa confluência.

10. Rios Drava e Danúbio, na Croácia

10

O rio Drava delimita a maior parte da fronteira entre a Croácia e a Hungria, terminando seu curso no famoso rio Danúbio, próximo à cidade de Osijek.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: