5 mistérios que levam a internet à loucura

22/04/2018 às 12:002 min de leitura

Todo mundo sabe que a natureza é capaz de criar paisagens inacreditáveis por força da erosão, vento, chuva e demais agentes naturais. Mesmo assim, vez ou outra surge alguma formação natural misteriosa que só pode ter sido feita por seres de outro planeta.

Algumas delas, no entanto, têm explicações plausíveis que os cientistas conseguiram oferecer sem ter que recorrer a Mulder e Scully.

1. Fairy Circles

1

Misteriosos círculos gigantes de areia ou terra no meio de enormes trechos de vegetação. Parece até cena de "Sinais" (filme com Mel Gibson), mas é uma região da Namíbia que vem intrigando a internet há anos.

Em 2017, no entanto, uma pesquisa sugeriu que eles são na verdade resultado da presença de colônias de cupins. Os pequenos insetos constroem seus ninhos e saem em busca de água. Como a região é seca, eles precisam ir longe para isso e, nesse processo, de certa forma drenam a terra, impedindo que mais vegetação cresça ali.

2. Crop Circles

E mais círculos! Mas esses são bem mais sacanas. Se os Fairy Circles lembram o filme "Sinais", imagine então esse fenômeno registrado na Inglaterra: grandes recortes na vegetação em fazendas locais.

Acontece que, apesar das entrevistas dos fazendeiros dizendo que só podia ser trabalho de alienígenas, cientistas e autoridades descobriram que na verdade são pessoas mesmo que fazem tudo, utilizando ferramentas para medir e cortar com precisão.

3. As pedras "velejantes"

3

No Parque Nacional Vale da Morte, na Califórnia (EUA), algumas pedras se movimentam misteriosamente sem que ninguém entenda muito bem como elas vão de um local a outro deixando apenas um pequeno rastro.

A justificativa é que, como elas estão situadas no leito de um lago seco, quando chove, o lago se enche até certo ponto, e o frio faz a água congelar. Quando descongela, com a ajuda dos fortes ventos da Califórnia, as pedras acabam se movendo.

4. A múmia do Atacama

Uma múmia com o formato exato do estereótipo de um extraterrestre: não é possível que nem isso faça as pessoas acreditarem na vida vindo de fora da Terra, certo? Quando esses restos mortais foram encontrados no Deserto do Atacama, no Chile, várias características do corpo da criatura fizeram muita gente acreditar que essa era a prova que faltava.

Mas a ciência explicou que a múmia Ata, como foi chamada, na verdade era um feto humano que morreu provavelmente ainda no útero, justamente por conta de sua formação óssea incomum.

Os demais diferenciais na genética e na estrutura corporal também são justificados por contaminação e exposição prolongada.

5. As pedras equilibristas de Kummakivi

5

Elas já viraram ponto turístico na Finlândia! As pedras localizadas na cidade de Ruokolahti parecem estar fazendo um eterno esforço de equilíbrio. Você olha para elas e se pergunta apenas: como isso não cai?

A explicação científica é simples: não são duas pedras completamente isoladas uma da outra. Quando as geleiras da era glacial começaram a derreter, elas simplesmente se montaram assim e lá estão até hoje, grudadas.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: