Você sabia que Júpiter tem anéis também?

28/04/2018 às 06:001 min de leitura

Esqueça aquele desenho clássico das aulas de Ciências, no qual os planetas são todos iguais  exceto por Saturno, que tem anéis. Na verdade, o sexto planeta a partir do Sol não é o único a ter essa mesma configuração em torno da sua circunferência.

Júpiter, o maior do Sistema Solar, também possui anéis similares, porém não são visíveis com tanta nitidez da distância a que nos encontramos. Na verdade, sabe-se que Urano e Netuno também são circulados por estruturas similares.

No vídeo abaixo, Tobias Owen, coinvestigador do programa Origins, da NASA, explica um pouco como os anéis funcionam.

A questão, segundo ele, é que os anéis de Saturno são feitos de pequenos cristais de gelo, enquanto os de Júpiter são formados por partículas de poeira que se acumulam em torno da orbe.

"Eles só foram descobertos pela sonda espacial Voyager [de 1979], antes disso não sabíamos que Júpiter tinha anéis. Eles são causados por pequenos satélites que Júpiter tem, os quais se movem em torno do planeta. Esses satélites ficam soltando areia de suas superfícies, e essa areia forma os anéis, por isso é tão difícil de ver aqui da Terra."

1

Graças às diferentes missões espaciais enviadas em direção a Júpiter  como a Juno, que passou pelo planeta neste ano —, sabe-se que são pelo menos quatro anéis. 

Dois deles são comparados a uma teia de aranha, por serem finos e menos perceptíveis. Sua formação é derivada provavelmente das luas Amalthea e Thebe. Já o mais destacado é formado provavelmente pela poeira deixada pelas luas Adrastea e Metis.

2

Por fim, há também um quarto anel menos regular, que é praticamente uma auréola. Em parte, ele se funde ao principal, mas, ao longo da circunferência, vai se afastando.   

A órbita de Júpiter daria uma aventura e tanto para os Robinson, de "Perdidos no Espaço", não acham?

Se você quer ver mais fotos do planeta, clique aqui e confira!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: