Imagens impressionantes mostram dimensão da última erupção do Kilauea

10/05/2018 às 06:423 min de leitura

Você soube que o Kilauea, o famoso vulcão que fica no Havaí, entrou em erupção recentemente? Desta vez, as áreas atingidas se encontram em uma região residencial que fica na maior ilha havaiana e forçou a evacuação de perto de 2 mil habitantes e causou a destruição de dezenas de casas. Além disso, a atividade vulcânica provocou centenas de tremores de terra — um deles chegou a atingir magnitude 6,9 — e o surgimento de cerca de 15 fissuras que estão “cuspindo” lava para a superfície.

Apesar de a população havaiana estar acostumada a conviver com vulcões ativos — e, obviamente, com o Kilauea —, a situação é dramática para as pessoas afetadas. Por outro lado, a erupção não deixa de ser um espetáculo à parte e, embora as autoridades tenham alertado sobre os perigos de visitar as áreas nas quais a atividade é mais intensa, uma vez que é impossível prever o que pode acontecer por lá, muitos corajosos e curiosos estão indo até lá para registrar a erupção.

Com isso, inúmeras imagens impressionantes estão circulando na internet e as que você pode ver a seguir foram selecionadas a partir de uma lista compartilhada por Alan Taylor, do site The Atlantic. Como você mesmo poderá conferir, os registros são surpreendentes, tanto pela dimensão como pela beleza da erupção.

1 – Fissura em Leilani

Fissura cuspindo lava(The Atlantic/Bruce Omori/Paradise Helicopters/EPA-EFE/REX/Shutterstock)

Só essa fissura imensa, para que você tenha uma noção de seu tamanho, já se estendia por mais de 600 metros quando a foto foi registrada, no dia 5 de maio.

2 – Cuspindo lava

Lava vulcânica(The Atlantic/Frederic J. Brown/AFP/Getty)

Deu para entendeu o motivo de ser perigoso se aproximar muito das fissuras?

3 – Via engolida

Via engolida por magma(The Atlantic/USGS)

Essa imagem foi registrada na manhã do dia 5 de maio, quando uma enorme massa de lava foi vista atravessando uma via e engolindo tudo em seu caminho.

4 – Outra fissura

Lava vulcânica(The Atlantic/USGS)

A fissura capturada na imagem, cuspindo lava para o alto, tinha cerca de 2 metros de espessura — pelo menos quando a foto foi registrada, no dia 4 de maio.

5 – Avanço

Língua de magma(The Atlantic/Marco Garcia/AP)

O problema é que não há como parar o avanço da lava. Viu a “língua” incandescente acima? Ela foi fotografada no dia 5 de maio.

6 – Perigo constante

Via prestes a ser engolida(The Atlantic/USGS)

Essa foto acima, onde é possível ver vapor escapando através de pequenas aberturas no asfalto, foi capturada momento antes da formação de uma das fissuras. Já o vídeo a seguir, registrado por Mick Kalber durante um sobrevoo de helicóptero — e compartilhado pelo pessoal do site Twisted Sifter — mostra um pouco da atividade vista de cima. Assista:

Você prestou atenção — já no comecinho do vídeo, a partir do minuto 00:08 — na lava sendo lançada para o alto através da fissura? Segundo as autoridades havaianas, em alguns casos, o material chegou a alcançar mais de 70 metros de altura! Agora, veja a seguir o que aconteceu com um automóvel que se encontrava estacionado no caminho do magma:

E a atividade deve continuar!

Na realidade, de acordo com Peter Dockrill, do site Science Alert, embora as fissuras tenham surgido nos últimos dias, a erupção teve início em 1983 (!!!), e a destruição sendo provocada agora consiste no 62° episódio relacionado com a atividade vulcânica do Kilauea. E tem mais: não existe uma previsão de quando as coisas deverão se acalmar.

Fúria da natureza(Science Alert/USGS)

O fascinante é que, para alguns havaianos, a explicação do que está acontecendo agora está relacionada com a ira de Pele, a deusa havaiana do fogo, que estaria simplesmente reconquistando o território que os humanos ocuparam, mas que pertence a ela. E ela deve estar meio nervosa com a ocupação, pois alguns especialistas disseram que a erupção pode se estender por meses e até anos!

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: