Polvos seriam originários de aliens vindos do espaço há milhões de anos

16/05/2018 às 07:302 min de leitura

Os polvos, com seus tentáculos cheios de ventosas, corpo molengão e cara esquisitona, são criaturas bem curiosas. Esses animais são pra lá de inteligentes, podem “enxergar” com outras partes do corpo além dos olhos, alguns têm habilidades de se “camuflar” completamente no ambiente, e outros inclusive produzem toxinas capazes de matar um humano rapidinho! Pensando bem, eles têm um jeitão meio... alienígena, você não acha?

Polvo(The Australian/iStock)

Pois, de acordo com Ciaran McGrath, do Express, um time de 33 cientistas apresentou uma pesquisa em que é sugerido que os polvos seriam originários de seres extraterrestres que chegaram ao nosso planeta há milhões e milhões de anos.

ETs

Segundo o estudo, esses moluscos teriam vindo do espaço na forma de ovos preservados criogenicamente e se desenvolvido rapidamente aqui na Terra, entre 270 milhões e 250 milhões de anos atrás, logo após um período conhecido como “Explosão Cambriana”.

AlienHum... (Screen Geek)

Esse período foi marcado pelo surgimento de diversas formas de vida no nosso planeta e uma das teorias para explicar essa “explosão” de vida por aqui é a da Panspermia — ou seja, a de que a vida se originou em outro lugar no Universo e chegou até a Terra de “carona” em rochas espaciais como asteroides, cometas e meteoritos que bombardearam a superfície do nosso planeta no passado.

Segundo Ciaran, o estudo, que foi publicado no periódico científico Progress in Biophysics and Molecular Biology, trata desse período de surgimento de novas formas de vida na Terra — e discorre a respeito da complexidade dos polvos que, conforme mencionamos no comecinho da matéria, são criaturas surpreendentes.

Seres impressionantes

Conforme explicaram os pesquisadores responsáveis pelo estudo, entre vários “superpoderes”, esses animais são dotados de cérebro volumoso e um sistema nervoso bastante sofisticado, corpos incrivelmente flexíveis, olhos poderosos, têm a capacidade de mudar de forma e cor rapidamente para “desaparecer” no ambiente, e contam com 33 mil genes a mais em seu genoma do que os humanos.

Pois, de acordo com o estudo, essas características todas não estavam presentes em outras formas de vida antes do surgimento dos polvos na Terra. E, como esses moluscos desenvolveram essas feições bastante depressa — evolutivamente falando —, os pesquisadores sugerem que uma explicação plausível seria que, originalmente, os genes que deram aos polvos essas habilidades todas podem ter vindo de outros planetas.

PredadorTentáculos sinistros (Scify Wire)

Mais especificamente, os pesquisadores propõem que os genes necessários para que os moluscos pudessem desenvolver suas capacidades chegaram ao nosso planeta através de ovos de polvo (ou mesmo lula) contidos em rochas espaciais congeladas que colidiram por aqui há centenas de milhões de anos.

A teoria proposta pelos cientistas é, sem dúvida, bem audaciosa, mas não sabemos como eles fariam para provar que os polvos têm ligação com seres extraterrestres. O interessante é que, indo para o lado da ficção científica, curiosamente, muitos personagens alienígenas famosos parecem ter tido sua aparência inspirada nesse e em outros moluscos — você já tinha reparado nisso?

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: