Quais os efeitos colaterais de um possível transplante de cabeça?

22/05/2018 às 12:531 min de leitura

Não falamos sobre o possível transplante de cabeça desde novembro, quando supostamente o cirurgião italiano Sergio Canavero conseguiu conectar todas as estruturas da cabeça de uma pessoa morta ao corpo de outra pessoa também sem vida. Assim, ele esperava em breve repetir o procedimento com cobaias vivas – ao menos uma delas, no caso.

Além de toda a questão ética e moral envolvida nesse processo, existe uma série de complicações médicas no tal transplante. Uma série de efeitos colaterais foi apontada por cirurgiões autônomos em um artigo publicado na revista médica Current Translational Geriatrics.

O principal problema apontado no artigo seria o de enlouquecimento da pessoa com o novo corpo – e por “pessoa” compreenda como a dona da cabeça. O estresse psicológico de ter que compreender um corpo inteirinho novo poderia ser tão impactante que a insanidade e a morte não são situações descartadas nesse tipo de procedimento.

cabeçaCabeça provavelmente vai rejeitar o novo corpo

Outro problema seria o custo para continuar vivo. Cogitando que a cirurgia seja um sucesso, tanto a cabeça quanto o corpo poderiam criar rejeições mútuas, necessitando de doses maciças de remédios imunossupressores. Essa medicação é comum em qualquer tipo de transplante, mas uma cirurgia dessa escala necessitaria de doses muito altas, podendo gerar reações catastróficas, de acordo com os autores do artigo.

Para piorar, ninguém garante que será possível reconectar com sucesso todos os vasos sanguíneos, medula espinhal, nervos etc. – só Canavero acredita que isso é realmente possível. E mesmo que isso se concretize, a cabeça conseguirá de fato gerenciar os movimentos do novo corpo? Até agora, ninguém tem uma resposta definitiva para todas essas questões.

transplante de cabeçaMuito além da questão ética e moral

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: