5 mitos sobre saúde que as pessoas insistem em acreditar

19/01/2024 às 09:173 min de leitura

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu que comer muito carboidrato de noite engorda ou que você precisa beber oito copos de água por dia. Muitas dessas ideias são passadas à frente praticamente como uma sabedoria popular, mas acredite: elas não fazem muito sentido.

A seguir, vamos listar algumas ideias difundidas pelas pessoas e que já foram desmascaradas há tempos, seja pela ciência ou de alguma outra forma.

1. Carboidrato à noite engorda

Carboidrato e doces de noite não vão fazer de você a pessoa mais gorda do mundo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Carboidrato e doces de noite não vão fazer de você a pessoa mais gorda do mundo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Muitas pessoas dizem que comer aquela pratada de macarrão de noite ou alguns doces pode gerar uns quilos a mais. Porém, convenhamos: nenhum corpo possui um sistema preparado para dizer que suas calorias vão dobrar depois das 18h.

Na verdade, apenas a quantidade total de calorias que você comeu ao longo do dia vai dizer se parte da sua comilança vai se converter em peso extra. Dessa forma, caso esteja em um limite aceitável, é possível atacar seu doce favorito sem se preocupar muito.

2. Oito copos de água por dia

Quantidade de água que o corpo precisa absorver vai além de oito copos por dia. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Quantidade de água que o corpo precisa absorver vai além de oito copos por dia. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Sua avó certamente já lhe disse que beber oito copos de água por dia faz parte de um hábito saudável. Porém, esse é mais um mito sobre a saúde, já que estamos diante apenas de uma espécie de parâmetro.

Para se ter uma ideia, bebemos bem mais que oito copos de água por dia. Além disso, algumas condições podem mudar essa realidade, como uma gravidez ou até mesmo a prática de atividades físicas.

Na dúvida, o ideal é seguir o que recomendado por médicos caso você tenha alguma necessidade e lembrar-se de hidratar seu corpo sempre que necessário, especialmente em dias de verão.

3. Suar elimina toxinas

Suor não é um componente mágico para eliminar toxinas do corpo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Suor não é um componente mágico para eliminar toxinas do corpo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Mais um mito no qual muitas pessoas acreditam é que suar bastante faz com que seu corpo elimine toxinas. Porém, já sabe: se está nessa lista, é porque estamos diante de mais uma ideia que não faz sentido.

Segundo a própria ciência, nosso suor é composto basicamente de água, sal e outros minerais. Para quem está preocupado em eliminar aquele prejuízo extra do fim de semana, as peças principais nessa jogada são os rins e o fígado. Eles são os verdadeiros responsáveis por quebrar e mandar para fora do corpo as toxinas que não ajudam em nada.

4. Frio atrai resfriado

Resfriado e frio são duas coisas que não estão relacionadas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Resfriado e frio são duas coisas que não estão relacionadas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Sua mãe certamente já berrou com todas as forças do pulmão para você levar um casaco ao sair em dias frios, alegando que ficar exposto a temperaturas baixas pode deixá-lo resfriado. Entretanto, essa é mais uma ideia errada que acabou ganhando força entre as pessoas.

Claro, sair de casa com um casaco em dias frios ajuda a deixar sua temperatura corporal em um nível aceitável, mas não funciona como uma barreira infalível contra o resfriado. Vale lembrar que esse tipo de doença é causada por vírus, então é provável que você fique doente caso alguém espirre do seu lado.

5. No pain, no gain

Dor é um sinal de que algo não está indo bem no seu corpo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Dor é um sinal de que algo não está indo bem no seu corpo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Seu amigo maromba certamente já disse essa frase com um certo orgulho, alegando que toda dor que ele sentiu levantando 60 quilos no supino vai se converter em músculos. Entretanto, o que ele (e muitas outras pessoas) não sabem é que dor passa longe de indicar ganho de alguma coisa que não seja desconforto.

Um ponto importante que não devemos esquecer: dor indica algo que não está indo bem. Dessa forma, bíceps não vão se tornar gigantes após "uma surra" na academia, e vale muito mais a pena encontrar um equilíbrio e sempre progredir nos exercícios de maneira consciente e constante.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: