O Deserto do Saara visto do espaço parece uma obra de arte. Confira!

07/06/2018 às 06:282 min de leitura

Você conseguiu dar uma boa olhada na imagem em destaque? Não? Não tem problema, pois você pode conferir o registro com mais detalhe a seguir — ou em alta resolução através deste link. O fato é que, apesar de parecer uma obra de arte abstrata, a foto mostra o Deserto do Saara visto do espaço. Mais especificamente, da Estação Espacial Internacional. Veja:

Deserto do SaaraBeleza natural abstrata (NASA)

Muitas coisas

Como você deve ter deduzido, as cores alaranjadas e a superfície com aspecto de casca de laranja representam as dunas do deserto. Já os tons cinza-azulados que podem ser vistos na parte direita da imagem são os montes e colinas do Norte da África. Segundo o pessoal da NASA, a foto foi capturada em outubro do ano passado de uma das janelas da estação espacial por meio da câmera EarthKAM, e mostra a região que fica entre a Líbia e a Argélia.

Só para você ter uma noção melhor da dimensão do que é mostrado na imagem, de acordo com a agência espacial, a margem de dunas exibida na foto tem mais de 100 quilômetros de extensão. No entanto, a região toda, conhecida como Grande Ergue Oriental — onde “ergue” é uma palavra derivada do árabe e que significa, neste caso, “campo de areia” —, ocupa uma enorme área na Argélia de 600 por 200 quilômetros.

O que não é tão simples de se identificar, mas se encontra na área de colina fotografada, é uma porção de canais, mais visíveis na forma de ramificações nas partes mais escuras da imagem. Eles geralmente permanecem secos por boa parte do ano, mas, quando chove, essas estruturas conduzem a água das chuvas até a margem do ergue.

Outra coisa que dá para identificar na imagem — segundo a NASA — é um lago desértico seco, que seria a mancha esbranquiçada visível na parte mais central da foto, assim como algumas estradas construídas na região, que consistem nas linhas mais retas que “riscam” a parte cinza-azulada. Veja melhor:

Imagem aéreaVeja o que fica onde (NASA)

E você reparou que é possível identificar uma bolotinha azul mais escura — visível no topo da imagem? Essa manchinha é a cidade murada de Ghadamès, na Líbia, que possui uma população de 10 mil habitantes, aproximadamente, e se encontra listada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: