Você soube que identificaram as pegadas de animal mais antigas do planeta?

15/06/2018 às 13:292 min de leitura

Você às vezes não se surpreende com a capacidade dos cientistas de encontrar coisas incríveis? Pois você acredita que conseguiram identificar as pegadas de animal mais antigas do planeta de que se tem notícia — em um pedaço de calcário descoberto próximo ao que hoje corresponde à Garganta do Rio Yangtzé, no sul da China?

E não estamos falando de nenhuma pegadona, não, mas de um rastrinho com pouco menos de 11 centímetros de comprimento que foi deixado por uma criaturinha que não mediria mais do que 1,2 centímetro! Confira a seguir:

Pegadas mais antigas da Terra(Science Advances)

Pegadinhas

O artefato contendo as pegadas continha uma porção de marcações que, há tempos, intrigavam os cientistas. No entanto, eles só se ligaram que estavam olhando para uma porção de pegadinhas depois de expor o pedaço de calcário à luz e inclinar a peça em várias direções.

Pegadas mais antigas da Terra(Science Advances)

De acordo com Christina Ayele Djossa, do site Atlas Obscura, foi então que o time se deu conta de que estavam olhando para pegadas — produzidas por alguma criatura que viveu na Terra há 540 milhões de anos, pelo menos. Os pesquisadores não sabem que animal, exatamente, produziu os rastros, uma vez que não existem registros fósseis desses seres.

Os cientistas explicaram que os rastros foram produzidos durante o período Ediacarano, uma era geológica que ocorreu entre 635 milhões e 541 milhões de anos atrás. Só que nesse período não havia muitos animais no planeta, e muitas das criaturas vivas que existiam por aqui não era capaz de se locomover. Aliás, foi graças à escassez de animais que as pegadas puderam sobreviver — já que não havia muitos bichos para pisotear sobre os rastros uns dos outros.

Pegadas mais antigas da Terra(Science Advances)

Mas voltando ao assunto do “autor” das pegadinhas, de acordo com os pesquisadores, o bichinho era um invertebrado, mas é impossível determinar se ele era um artrópode ou anelídeo, por exemplo, nem quantas patinhas ele possuía ou como o animal morreu. No entanto, é incrível saber que hoje, tantos milhões de anos depois, é possível encontrar vestígios da existência de vida na Terra.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: