Conheça a planta que pode causar a pior queimadura solar da sua vida

20/06/2018 às 12:362 min de leitura

As plantas podem ser prejudiciais aos seres humanos, principalmente por conta de intoxicação. Comer algo venenoso pode inclusive te levar à morte! Porém, nos dias atuais, é cada vez mais difícil de isso acontecer. O mais comum é que aconteçam reações alérgicas, mas nenhuma é tão severa quanto a produzida pela Heracleum mantegazzianum.

Essa planta norte-americana é bastante encontrada no nordeste dos EUA, mas tem se espalhado rapidamente para outros lugares do país como uma praga! De longe, ela pode até parecer bonitinha, mas é capaz de gerar queimaduras gravíssimas com uma simples relada em suas partes, tanto que é considerada a segunda planta mais perigosa do mundo, perdendo apenas para a beladona (Atropa belladonna).

O mais interessante é a maneira como elas “queimam”: elas possuem compostos químicos chamados de furocumarinas, que em contato com a pele são capazes de alterar a sua estrutura celular, a ponto de você perder a proteção natural contra os raios ultravioletas. O resultado é uma queimadura solar como nenhuma outra que você já teve na vida! É mole?

queimaduraQueimaduras demoram desaparecer

A alteração não é imediata, já que a planta em si não é capaz de queimar – os raios solares é que fazem isso. Porém, os primeiros sinais são visíveis em cerca de 30 minutos, piorando progressivamente conforme o tempo de exposição solar. As furocumarinas são comuns em frutos cítricos, como limões e laranjas, que você já deve ter ouvido falar que podem causar manchas na pele se consumidos sob a luz do Sol. Porém, nesses frutos, a concentração da substância é muitíssimo mais baixa do que nessa planta dos infernos aí...

A Heracleum mantegazzianum pode chegar a até 4 metros de altura e possui um formato semelhante ao de um guarda-chuva. O problema é que ela é muito parecida com outras plantas da mesma família que não são tão perigosas quanto ela. O ideal é se informar sobre a fauna e a flora do local caso você esteja indo a um passeio em meio à natureza.

plantaPlanta pode chegar a 4 metros de altura

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: