Você tem noção da velocidade que um rio de lava pode alcançar?

21/06/2018 às 05:002 min de leitura

O Kilauea, icônico vulcão havaiano, está tocando o terror com nova atividade desde o comecinho de maio — e nós do Mega Curioso compartilhamos várias matérias por aqui com informações interessantes sobre as erupções. E para complementar a nossa seleção de publicações “vulcânicas”, a gente se deparou com um vídeo que é realmente assombroso, especialmente para a maioria de nós, que não temos vulcões ativos no nosso Brasilzão.

Espetáculo assustador

De acordo com Josie Rhodes Cook, do site Inverse, as imagens foram capturadas no dia 15 de junho nas proximidades da Fissura 8 — uma das muitas fendas que se abriram na Big Island, local mais afetado pela última erupção do Kilauea —, e a velocidade com a qual o belíssimo rio de lava pode ser visto fluindo é simplesmente assustadora. Assista a seguir:

Você não concorda que o rio de lava ondulante e correndo de forma impressionante é um verdadeiro espetáculo da natureza? Pois, segundo Josie, os geólogos estimaram que esse fluxo que você conferiu nas imagens acima chegou perto dos 30 quilômetros por hora e, só a título de comparação, um humano alcança por volta de 5 km/h quando aperta o passo em caminhadas rápidas.

Basicamente, uma pessoa distraída passeando no rumo de um desses fluxos incandescentes provavelmente viraria churrasquinho! A seguir, confira uma compilação compartilhada recentemente pelo USGS, Serviço Geológico dos Estados Unidos, com imagens da atividade na Fissura 8: 

Aliás, o monitoramento da atividade vulcânica apontou que o rio de lava aumentou de velocidade — em cerca de 3,2 quilômetros — com relação a erupções anteriores. Além disso, os levantamentos revelaram que a elevação das temperaturas da lava provocou um incremento na potência da erupção, o que, por sua vez, torna o fluxo de magma mais fluido. E aí, caro leitor, o que você achou das cenas?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: