Lahaina Noon: bizarro fenômeno faz as sombras desaparecerem

12/07/2018 às 12:402 min de leitura

Duas vezes por ano, durante alguns minutos, o Sol fica tão vertical no Havaí que os objetos chegam a perder as suas sombras. Chamado de Lahaina Noon, esse fenômeno só é possível graças a uma série de fatores que envolvem a inclinação da Terra e do Sol, os trópicos de Câncer e Capricórnio e a Linha do Equador.

Quando a Terra gira em torno dela mesma e do Sol, a posição em que os raios solares incidem sobre o planeta também muda. É isso que regula o dia, a noite e as estações do ano.

E é também isso que faz com que o Havaí seja o único local dos Estados Unidos a receber esse fenômeno, pois fica entre o Trópico de Câncer e o de Capricórnio, cerca de 23,5 graus a norte da Linha do Equador. Nessa região, no momento em que o Sol está a pino, em seu auge, os raios incidem perpendicularmente.

Outra forma de descrever esse fenômeno é dizendo que ele ocorre em um ponto subsolar; ou seja, quando o Sol está no zênite, exatamente acima daquela superfície. Nos solstícios de verão e de inverno, por exemplo, os raios incidem diretamente sobre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Dessa forma, 80% do continente africano, por exemplo, estão dentro da margem para alcançar o ponto subsolar.

Entenda um pouco melhor aqui neste vídeo:

No caso do Havaí, um estado que já é quente por si só e sofre com o sol do meio-dia, isso acabou influenciando a forma como o fenômeno foi chamado: La Haina significa "sol cruel", e o nome já vem sendo usado há bastante tempo. Lahaina Noon foi a expressão que começou a ser empregada nos anos 90 pelo Museu Bishop, no Havaí.

Embora não existam datas exatas, sabe-se que o Lahaina Noon acontece pela primeira vez em maio e pela segunda, em julho.

O fenômeno atrai tantos turistas todos os anos que existe até mesmo um mapa online para consultar antes de agendar sua viagem; ele mostra onde e quando é possível fugir da sua sombra.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: