Esta engenhoca bizarra foi projetada para evitar o enjoo de movimento

18/07/2018 às 12:342 min de leitura

Quem nunca passou mal durante uma viagem por uma estrada cheia de curvas ou teve que tomar um “Dramin” antes de embarcar? Eu mesma, que não costumo sofrer muito com isso, não faz muito tempo, cheguei ao meu destino “toda azeda” depois de um trajeto especialmente sinuoso.

O enjoo de movimento é um problema chamado cinetose e, conforme explicamos em uma matéria anterior aqui do Mega Curioso — que você pode conferir através deste link —, afeta cerca de 30% da população mundial. Bastante gente, né? Por conta disso, não faltam pessoas quebrando a cabeça para encontrar formas de combater o incômodo, de preferência com opções que não envolvam a ingestão de medicamentos. Pois uma opção que acaba de ser apresentada é os curiosos óculos que você pode ver na imagem a seguir:

Óculos para enjoo de movimentoEu usaria! (Citroën)

Nova tecnologia

A estranha engenhoca foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a fabricante de automóveis francesa Citroën e uma startup chamada Boarding Ring, e foi batizada se “Seetroën” — que é um trocadilho com a palavra “see”, que significa “ver” em inglês, e o nome da companhia de carros. E como, afinal, os óculos bizarros funcionam?

Óculos para enjoo de movimentoModelito (Boarding Ring)

Para entender, primeiro é necessário saber o que causa a cinetose.  Basicamente, o transtorno se manifesta quando os nossos olhos e o ouvido interno enviam sinais conflitantes ao cérebro, bagunçando o sistema vestibular, responsável pelo nosso equilíbrio. Em outras palavras, o enjoo de movimento é resultado de uma discrepância na percepção entre o que a gente vê enquanto viajamos e a sensação de estabilidade.

Os óculos esquisitinhos, como você pode ver nas imagens, são compostos por quatro aros contendo um líquido azul que cria um horizonte artificial que fazem com que a visão e o ouvido interno voltem a entrar em sincronia — e o usuário do acessório não passe mal. Segundo a galera que projetou a engenhoca, assim que os primeiros sinais da cinetose comecem a aparecer, basta colocar os óculos e, depois de 10 minutos, mais ou menos, o mal-estar terá desaparecido.

Óculos para cinetose(Citroën)

O mais interessante é que, de acordo com os desenvolvedores da tecnologia, após esse curto período, a engenhoca pode, inclusive, ser removida, uma vez que o pessoal que projetou os óculos garantem que a cinetose não volta a se manifestar. Mas, pensando bem, você guardaria uma coisa dessas, especialmente se estivesse viajando com um bando de estranhos? Jamais!

Aliás, os responsáveis pelo projeto afirmaram que o “tratamento” funciona em 95% dos casos — e o Seetroën fez tanto sucesso que a primeira remessa colocada à venda já esgotou. Os óculos só voltarão a ser comercializados em dezembro, e o valor por unidade é de 99 (perto de R$ 450). Assista ao vídeo promocional a seguir:

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: