Afinal, quais são os Sete Mares do Mundo?

23/07/2018 às 12:312 min de leitura

Responda rápido: quais são os Sete Mares do mundo? Ficou em dúvida? Pois é... Apesar de essa expressão ser altamente conhecida por todo mundo, tanto que já virou até música do Tim Maia, muita gente não sabe exatamente quais são os mares que fazem parte dessa lista e nem por que eles são chamados dessa maneira.

“O Descobridor dos Setes Mares” é uma música de 1983, do terceiro álbum de Tim Maia, mas o termo já existe há muito mais tempo: as primeiras inscrições dizendo “sete mares” são dos antigos sumérios, que as cunharam em 2.300 a.C.! As palavras apareceram em um poema que a filósofa Enheduana fez para Inanna, a deusa do amor, da guerra e da fertilidade. A escolha de 7 é justamente pelo misticismo em torno desse número, conforme pode ser visto em outras listas como as cores do arco-íris, as maravilhas do mundo, os pecados capitais, os dias da semana, os chakras e por aí vai...

Mas não foram apenas os sumérios que se referiam aos mares como sendo 7: persas, romanos, hindus, chineses e vários outros tinham a mesma ideia de quantidades marítimas. Já os significados para cada povo variam: para os persas, por exemplo, os “mares” eram os afluentes do rio Amu Dária, o maior da Ásia, que na época era chamado de Oxus.

mediterrâneoMares que formavam o Mediterrâneo já foram considerado os Sete Mares do Mundo

Para os antigos romanos, eram as lagoas salgadas nas regiões próximas a Veneza. Para os árabes, eram os mares que eles navegavam em suas rotas comercias: os golfos Pérsico, de Cambaia, de Bengala e da Tailândia, os estreitos de Malaca e de Cingapura e o Mar do Sul da China. Para os fenícios, eram os mares que formavam o Mediterrâneo: Alboran, Baleares, Ligurian, Tirreno, Jônico, Adriático e Egeu.

Depois, no auge das civilizações grega e romana, os Sete Mares passaram a ser: Adriático, Mediterrâneo (incluindo o Egeu), Negro, Cáspio, Arábico, Vermelho (incluindo o Morto e o da Galileia) e o Golfo Pérsico. Na Era dos Descobrimentos, entre 1450 e 1650, novamente a definição de Sete Mares mudou, passando a considerar os oceanos Índico, Pacífico, Atlântico e Ártico, os mares Mediterrâneo e do Caribe e o golfo do México.

Mais tarde, com o comércio do Oriente em alta, a expressão “navegar os sete mares” costumava se referir a “ir ao outro lado do planeta e voltar”. Com isso, era preciso viajar pelos mares de Banda, de Celebes, de Flores, de Java, do Sul da China, de Sulu e de Timor. Ufa! Quanta definição! Mas ainda não acaba por aí...

Por fim, chegamos à definição moderna de Sete Mares, agora sendo dividido através dos oceanos: Atlântico Norte, Atlântico Sul, Pacífico Norte, Pacífico Sul, Ártico, Antártico e Índico! Agora sim! Será que acaba por aqui ou outra era histórica redefinirá esse conceito milenar?

oceanosOs oceanos formam a concepção mais moderna de Sete Mares, com o Atlântico e o Pacífico sendo divididos em Norte e Sul

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: