9 formações rochosas que você encontra nos arenitos de Vila Velha

24/07/2018 às 11:002 min de leitura

O Brasil é tão grande, mas tão grande, que às vezes nos esquecemos de dar a devida atenção às suas belezas naturais. Eu mesmo, nascido em Ponta Grossa, no Paraná, nunca falei do Parque Estadual de Vila Velha aqui no Mega Curioso – mas já escrevi sobre os Manpupuner, na Rússia, que também possui formações rochosas interessantes, por exemplo.

O que? Você nunca ouviu falar de Vila Velha? Senta que lá vem história: tudo começou há mais de 600 milhões de anos, quando a região ainda era fundo de mar. Depois vieram as explosões vulcânicas, que ajudaram a cortar o leito oceânico, e uma intensa era glacial, que transformou tudo em uma grande geleira – isso já por volta de 340 milhões de anos atrás.

Com o derretimento das geleiras, começou-se o processo de lapidação dos arenitos – primeiro através da formação dos riachos e, posteriormente, com a ação do vento e da chuva. Vila Velha está em constante transformação e continua mudando até hoje. Um dia, por exemplo, acredita-se que a Taça, a figura mais emblemática do parque, ainda vai tombar.

taça de vila velha

Vila Velha é cheia de lendas: antigamente, era chamada de Itacueretaba, ou “A Cidade Extinta de Pedras”, segundo os apiabas que ali moravam. Os apiabas eram os melhores homens das tribos da região, que supostamente eram escolhidos por Tupã para cuidar dos tesouros (Itanhareru) escondidos em Vila Velha.

Um proibido caso de amor entre o apiaba Dhui e a índia Aracê levou Tupã à ira – os apiabas não tinham permissão de ver mulheres. O deus acabou criando um terremoto intenso e destruiu a fortaleza dos apiabas, transformando tudo o que ali estava em rocha. A taça, por exemplo, teria sido a que Aracê levou um licor de butiá para embebedar Dhui e tentar conquistá-lo, mas nem precisou disso porque ele já estaria apaixonado por ela.

Enfim, seja através de lendas ou de ação do tempo, Vila Velha criou formas magníficas. Quem pretende visitá-la, pode sair de Curitiba, de carro, em direção a Ponta Grossa, e dirigir aproximadamente 85 km. Além dos arenitos, também é possível visitar as Furnas e a Lagoa Dourada, em um passeio pra lá de diferente e incrível. A interpretação de cada arenito fica a cargo dos visitante, mas confira 9 das formações rochosas mais famosas do parque:

1. Taça

vila velha

2. Pedra suspensa (atualmente fechada para visitação)

vila velha

3. Esfinge

vila velha

4. Bota

vila velha

5. Tartaruga

vila velha

6. Cabeça de índio

vila velha

7. Garrafa

vila velha

8. Camelo

vila velha

9. Proa de navio

vila velha

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: