Conheça Monemvasia, o vilarejo grego que parece se esconder do continente

16/08/2018 às 11:002 min de leitura

Já pensou em morar em um vilarejo praticamente secreto? Quem chega à praia de Gefira, no sul da Grécia, tem a visão da pequena ilha de Monemvasia, que hoje está ligada ao continente por uma estrada. Porém, muita gente não sabe que do outro lado da ilha encontra-se uma cidadezinha escondida, que leva o mesmo nome da ilha.

E não vá pensando que a vilazinha de Monemvasia é uma criação recente de pessoas fugindo da civilização: ela foi fundada em 583 d.C., ou seja, tem quase 1,5 mil anos de história! Ela fica à beira do Mar Egeu e conta com pouco mais de 1,4 mil habitantes. A ilha se separou do continente após um terremoto no ano de 375 e foi colonizada por antigos habitantes da região que fugiam de invasores eslavos.

O nome do lugar é uma junção de “mone” e “emvasia”, que em grego significa algo como “entrada única”, em referência ao fato de que uma estradinha artificial serve como principal acesso ao resto da Grécia continental. Apesar de pequena, Monemvasia já teve dias de glória, sendo um grande centro comercial durante o Império Bizantino, quando chegou a ter 40 mil habitantes.

Com o declínio econômico, a população diminui drasticamente. Na década de 1970, porém, ela foi “redescoberta”, desta vez pelos turistas, que cada vez mais chegam ao vilarejo em busca de paz e sossego. Até mesmo as construções mais antigas, do período medieval, passaram a ser restauradas para comportar o volume crescente de visitantes. Confira algumas imagens de lá:

1. Vista aérea

monemvasia

2. Morro visto da praia de Gefira: o vilarejo está atrás

praia

3. Vista noturna do morro

praia

4. A pequena vila escondida

monemvasia

5. Monemvasia

monemvasia

6. A vila de Monemvasia

monemvasia

7. A vila escondida vista de cima do morro

monemvasia

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: