Índios isolados na Amazônia são registrados por drone

23/08/2018 às 12:001 min de leitura

Um drone da Fundação Nacional do Índio (Funai) captou imagens de uma etnia isolada na Terra Indígena Vale do Javari, no estado do Amazonas. De acordo com a Funai, não houve contato direto com os locais — o drone apenas sobrevoou a região, encontrando os índios pela região perto dos afluentes dos rios Jutaí e Juruazinho.

A equipe da Funai “percorreu mais de 180 quilômetros em embarcações pelos rios, caminhonetes por estradas de terra, motos em trilhas fechadas e outros 120 quilômetros a pé, dentro da mata densa” para chegar próximo ao local de difícil acesso. A Funai garante que a missão tem como meta proteger os índios de lá.

A vigilância e a fiscalização devem ser intensificadas na região para coibir a ação de infratores e garantir a posse plena do território pelos indígenas

No local, existem 16 registros em estudo de índios isolados, 11 deles já confirmados. Ainda, a Funai afirma que entrou em contato com os seguintes povos: matsés, matis, marubos, kanamaris, korubos, kulina-panos e tsohom djapas.

"Essa é a terceira expedição terrestre de monitoramento dos índios isolados em menos de 1 ano nessa região. Outros dois sobrevoos também foram realizados nesse período. A proposta é manter um trabalho contínuo da FPEVJ, a partir de Eirunepé (AM), ampliando-o para outras áreas de circulação dos índios isolados no alto curso dos rios Jutaí e Itaquaí. A vigilância e a fiscalização devem ser intensificadas na região para coibir a ação de infratores e garantir a posse plena do território pelos indígenas", afirmou Vitor Góis, servidor da Funai que coordenou os trabalhos em campo.

As atividades contaram com apoio local da Coordenação Regional do Juruá/Funai, em Cruzeiro do Sul (AC), e da Coordenação Técnica Local da Funai em Eirunepé (AM).

Índios isolados na Amazônia são registrados por drone [vídeo] via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: