Cientistas se deparam com criatura muito estranha nas profundezas do Havaí

24/09/2018 às 11:301 min de leitura

A criatura estranha que você poderá ver no vídeo a seguir foi registrada por um time de cientistas a bordo do EV Nautilus, uma embarcação de pesquisas que se encontra vasculhando os mares e as profundezas do mundo há 10 anos, mais ou menos. As imagens foram capturadas por um veículo de operação remota — capaz de chegar a lugares que os humanos não poderiam alcançar em segurança  — a quase 2 mil metros de profundidade no Monumento Nacional Marinho Papahanaumokuakea, situado no Havaí. Veja:

Bocão

Você há de concordar que é difícil decidir se o mais bacana do vídeo são as cenas mostrando a curiosa criatura em ação ou as reações de surpresa e espanto dos pesquisadores! Seja como for, de acordo com Lori Cuthbert, da National Geographic, as imagens mostram um animal conhecido como enguia-pelicano (Eurypharynx pelecanoides); por habitar profundidades entre os 500 e 3 mil metros no Atlântico Norte, é raro que cientistas tenham a oportunidade de observá-lo.

Mas, falando do nome curioso, apesar de serem conhecidos como “enguias”, esses bichos são peixes e, como você viu no vídeo, possuem uma mandíbula que parece uma espécie de bolsão que, por sua vez, lembra bastante a dos pelicanos. Segundo os cientistas, esses animais costumam se alimentar de pequenos crustáceos e outros peixinhos, mas seus bocões permitem que eles abocanhem presas maiores também.

Contudo, segundo Lori, como a criatura flagrada pelos pesquisadores do Nautilus não estava se alimentando — e foi observada inflando e, depois, murchando o corpo, antes de se afastar do submergível —, eles suspeitam que essa capacidade de distender a mandíbula como se ela fosse um balão sirva de mecanismo de defesa e seja usada para afugentar possíveis predadores.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: