Rover Curiosity tem problemas técnicos para de enviar dados à Terra

30/09/2018 às 09:001 min de leitura

Rover Curiosity parou de enviar à Terra grande parte dos dados científicos e de engenharia armazenados em sua memória. O problema se iniciou no último dia 15, e os engenheiros do Jet Propulson Lab (Laboratório de Propulsão a Jato/JPL), da NASA, iniciaram imediatamente investigações sobre as causas disso.

De acordo com uma publicação de Ashwin Vasavada, cientista de projeto da NASA, a máquina ainda consegue encaminhar dados em tempo real, inclusive sobre seu status, quando ligada a um orbiter de retransmissão ou às antenas da Deep Space Network (Rede de Espaço Profundo)  rede de antenas internacionais para comunicação e monitoramento de naves espaciais. Devido à quantidade limitada de dados enviados, a resolução do problema pode ainda levar um tempo considerável. Abaixo está uma das últimas imagens enviadas por ele.

Vasavada, entretanto, garante que não foram registrados danos físicos sérios ao Curiosity, de forma que ele se mantém “saudável e receptivo”. Os engenheiros da NASA desligaram os instrumentos científicos e estão se preparando para iniciar um backup do computador do rover. Ele está em operação desde novembro de 2011 e transmite dados sobre a geologia e de algumas áreas de Marte. Com isso, fez descobertas importantes, como a existência de vida microbiana no planeta. Por enquanto, seu trabalho ficará pausado.

Opportunity também enfrentou dificuldades no Planeta Vermelho

Isso aconteceu pouco tempo depois de o Opportunity  outro rover em missão em Marte  ter passado por uma das piores tempestades de poeira da registradas no planeta vermelho. O fenômeno atingiu cerca de 36 milhões de quilômetros, derrubando por 3 meses o robô, que manteve sua operação graças à sua bateria de propulsão nuclear. 

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Rover Curiosity tem problemas técnicos para de enviar dados à Terra via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: