Que ter um ataque de aflição? Veja mariposa sugar as lágrimas de uma ave

01/10/2018 às 13:302 min de leitura

Nós já falamos aqui no Mega Curioso sobre borboletas que vivem na Amazônia e que bebem lágrimas de tartaruga e outros animais para obter nutrientes, ação que pode ser observada até com certa frequência. No entanto, existe uma interação parecida que ocorre na floresta, mas que raramente é observada, e se dá entre mariposas e aves — e que, ao contrário do caso das borboletas e tartaruguinhas, a cena provoca ligeira aflição!

As imagens que você verá logo mais foram capturadas aqui no Brasil — pelo biólogo Leandro João Carneiro de Lima Moraes —, e mostram uma mariposa sorrateira aproveitando que o passarinho tinha caído no sono para sugar suas lágrimas. E por que a gente aqui do Mega acha que a coisa toda não é muito agradável de ver? Bem, a ação acontece na calada da noite e envolve uma criatura de hábitos noturnos... assista à cena a seguir e preste atenção no “linguão” da mariposa!

Lambida no olho

O “linguão”, na verdade, consiste em uma estrutura chamada probóscide e que está relacionado com a alimentação. Já o “roubo” de lágrimas foi registrado por Leandro na Amazônia — algo que não se tinha conhecimento que acontecesse por aqui. Isso porque, até onde se tinha registro, as mariposas só tinham sido flagradas sugando as lágrimas de aves em Madagascar e na Colômbia, mas nunca aqui no Brasil.

Segundo Leandro, essa coisa de sugar as lágrimas de répteis, mamíferos e outros bichos é uma ação bastante comum entre as borboletas, mariposas, abelhas e outros insetos, tanto que inclusive existe um nome para isso: lacrifagia. Contudo, como as aves são bem mais rápidas do que as tartarugas e os crocodilos, por exemplo, costumam ser muito menores e fugir voando a qualquer sinal de perigo, é muito mais raro que os pássaros sejam alvo do roubo de lágrimas.

Aliás, para você ter uma ideia, embora esse tipo de contato tenha sido observado em outras ocasiões, é tão difícil que ele seja observado, que só existem 3 estudos sobre essas interações — um deles foi apresentado por Leandro. Sobre se a ação oferece algum risco aos pássaros, considerando que a ave do vídeo não dá a menor bola e parece nem notar que a mariposa está ali, com o linguão em seu olhinho, tudo indica que a atividade não prejudica nem beneficia a ave.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: