Agenda Celeste: confira os eventos que vão agitar a Astronomia em 2019

21/01/2019 às 10:014 min de leitura

Você é fã de Astronomia? Então, prepare a agenda, pois 2019 será palco de uma grande variedade de eventos celestes! De chuvas de meteoros, passando por lançamentos importantes, missões espaciais e até a ocorrência de um eclipse solar total que será visível aqui no Hemisfério Sul (eba!), de acordo com Dave Mosher, do site Business Insider, teremos um ano bem agitado. Confira a programação divulgada até agora:

Janeiro

Dia 17

Evento: lançamento da Crew Dragon, da SpaceX.

(NASA)

Projetada pela companhia aeroespacial fundada por Elon Musk, a Crew Dragon consiste em uma espaçonave construída para a NASA com o propósito de substituir a frota de ônibus espaciais da agência norte-americana. O lançamento do dia 17 marcará o teste inaugural do veículo e, se tudo correr bem, o teste tripulado deverá ocorrer no dia 17 de junho, com 2 astronautas – Doug Hurley e Bob Behnken – a bordo.

Dia 21

Evento: eclipse lunar total.

(NASA/Rami Daud)

Comemore, já que, desta vez, o eclipse será visível aqui na América do Sul! O fenômeno – que ocorre por ocasião do alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol, no qual o nosso planeta bloqueará a luz solar – terá duração de 5 horas e 12 minutos do início até o final e poderá ser acompanhado de norte a sul do país.

Dia 30

Evento: lançamento da missão Chandrayaan-2, da Índia.

(India Today)

A missão indiana tem como objetivo dar continuidade à Chandrayaan-1, lançada em 2008, com a qual os cientistas indianos perderam contato no ano seguinte. A segunda iniciativa é composta por um orbitador, um módulo de aterrissagem e um rover projetado para explorar a superfície lunar.

Fevereiro

Dia 12

Evento: sobrevoo da sonda espacial Juno sobre Júpiter.

(NASA/JPL-Caltech)

Na verdade, a NASA planejou um total de sete sobrevoos da ilustre sonda durante 2019, sendo o primeiro deles no dia 12. Então, caro leitor, pode esperar que, ao longo do ano, seremos brindados com imagens lindíssimas de um dos planetas mais belos do Sistema Solar – e talvez com alguma descoberta interessante sobre o Gigante Gasoso.

Dia 13

Evento: lançamento da sonda lunar Sparrow.

(The Verge/SpaceIL)

Enviar sondas espaciais à Lua não é lá uma grande novidade, mas o lançamento do dia 13 é importante por se tratar do primeiro artefato projetado por uma companhia privada – a israelense SpaceIL – até o nosso satélite. Chamado “Sparrow” (pardal, em tradução livre), o equipamento pegará carona com um dos foguetes Falcon 9, da SpaceX, que seguirá até a Lua para transportar um satélite de comunicações indonésio chamado PSN-6.

Março

Data não confirmada.

Evento: teste do foguete CST-100 Starliner, da Boeing.

(Space News/Boeing)

Não pense que a SpaceX é a única companhia aeroespacial projetando substitutos para os (já aposentados) ônibus espaciais da NASA. A Boeing também está na área, com o seu CST-100 Starliner, e o primeiro teste não tripulado deverá acontecer em algum momento de março.

Abril

Dia 4

Evento: aproximação da sonda espacial PSP (Parker Solar Probe).

(Wikimedia Commons/NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben)

Lançada em meados do ano passado, a PSP, da NASA, tem como missão orbitar o Sol, estudar a corona e ajudar os cientistas a descobrir a razão de essa região da atmosfera solar ser mais quente do que a superfície da estrela, bem como o motivo de o nosso Astro-Rei apresentar tempestades solares e ejeções de partículas. Pois, no dia 4, o equipamento deve realizar um de seus sobrevoos. Um segundo foi programado para 1º de setembro.

Maio

Dias 6 e 7

Evento: chuva de meteoros Eta Aquáridas.

(Earth Sky/Colin Legg)

A Eta Aquáridas consiste em uma chuva de meteoros que ocorre todos os anos entre os meses de abril e maio e está relacionada à passagem da Terra pela órbita do cometa Halley – quando meio que “pegamos carona” em sua cauda. O fenômeno é causado por fragmentos do astro e, em 2019, o pico do evento ocorre nos dias 6 e 7 de maio.

Junho

Data não confirmada.

Evento: teste do foguete New Generation.

(Space News/CASC)

De fabricação chinesa, o New Generation consiste em mais um projeto focado em alternativas para transportar astronautas ao espaço – e trazê-los em segurança de volta à Terra. A China pretende realizar o primeiro teste não tripulado em meados do ano e, eventualmente, enviar de quatro a seis humanos em órbita em seu foguete.

Julho

Dia 2

Evento: eclipse solar total.

(Sky & Telescope/Dennis di Cicco)

Chegou a vez de os habitantes do Hemisfério Sul terem a oportunidade de assistir a um eclipse solar total. Esses fenômenos, como você já deve saber, ocorrem quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, bloqueando a luz solar, e o que acontecerá no dia 2 poderá ser observado de norte a sul do país – embora os melhores locais para acompanhar o evento sejam a Argentina e o Chile.

Dia 16

Evento: eclipse lunar parcial.

(Time and Date)

Pois, além do eclipse solar, um eclipse lunar também ocorrerá em julho – mesmo que se trate de um evento parcial, vale acompanhar, você não concorda?

Agosto

Dias 12 e 13

Evento: chuva de meteoros Perseidas.

(Wikimedia Commons/Ahmed abd Elkader Mohamed)

Assim como ocorre com a Eta Aquáridas, as Perseidas acontecem anualmente e estão associadas a um cometa – nesse caso, ao Swift-Tuttle. Pois o pico do evento ocorre entre os dias 12 e 13.

Novembro

Dia 11

Evento: trânsito planetário.

(NASA/ESA)

Mercúrio é um planetinha que não tem nem 40% do diâmetro da Terra e é o mundo do Sistema Solar que orbita mais próximo do nosso Astro-Rei. Por conta dessas características – dimensões e proximidade com o Sol –, uma das ocasiões que facilitam a sua observação são os “trânsitos”, que se dão quando o planeta transita diante de sua estrela. No caso de Mercúrio, os últimos “desfiles” aconteceram em 2006 e em 2016, e mais um desses eventos ocorre neste ano.

Dezembro

Dias 13 e 14

Evento: chuva de meteoros Gemínidas.

(Universe Today)

A última chuva de meteoros do ano – a Gemínidas, que ocorre em dezembro e está associada aos fragmentos liberados pelo asteroide 3200 Faetonte, e não a um cometa – terá seu pico entre os dias 13 e 14 em 2019.

Dia 26

Evento: eclipse solar anular.

(Wikimedia Commons/Thephatphilmz)

O eclipse solar anular acontece quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, mas o satélite não cobre completamente a estrela, e um anel dourado fica visível no céu. Infelizmente, o fenômeno do dia 26 não será visível aqui do Brasil – ele poderá ser observado da Ásia, da Austrália, da África, de algumas regiões da Europa e de determinadas partes do Índico e do Pacífico –, mas não podíamos deixar de mencioná-lo, né? Aliás, vai que você se encontra em férias por algum desses lugares!

Data não confirmada.

Evento: lançamento da missão chinesa Chang'e-5.

(Shanghai Daily)

Você certamente ouviu a respeito da sonda espacial chinesa Chang'e-4, que pousou recentemente no lado oculto da Lua, não é mesmo? Pois os chineses já estão trabalhando em uma nova missão – a Chang'e-5 –, com lançamento previsto para o final de 2019, cujo objetivo é o de pousar na superfície lunar, realizar uma perfuração, coletar material e retornar ao nosso planeta.