Homens são presos com maior carga de chifres de rinocerontes já apreendida

21/02/2019 às 02:002 min de leitura

Autoridades do aeroporto de Hong Kong prenderam, na última semana, dois homens que tentavam contrabandear 40 quilos de chifres de rinoceronte por meio de tráfego aéreo, o que corresponde a um total de 24 chifres e 1 milhão de dólares. Segundo um grupo ambiental local, o contrabando, que estava sendo transportado em duas caixas de papelão, representou 20% do total de apreensões de chifres de rinoceronte feitas desde 2013. Os contrabandistas, de 28 e 33 anos, vinham de Johannesburgo, na África do Sul, e tinham como destino a cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. 

Créditos: Pixabay

Para Sophie le Clue, diretora do programa ambiental da Fundação ADM Capital, provavelmente havia uma rede organizada por trás do tráfico. "Eu gostaria de ver menos apreensões e mais daqueles que são responsáveis ??por crimes no tribunal - e não apenas as pessoas que estão transportando isso", ressalta Sophie. A apreensão no aeroporto de Hong Kong ocorre apenas duas semanas depois de ser apreendido um recorde de oito toneladas de escamas de pangolim e mais de mil presas de elefante. 

A região vietnamita de Ho Chi Minh e a China são os principais consumidores de chifres de chifres de rinocerontes. Lá eles são transformados em pó e vendidos como um produto milagroso que pode curar de câncer à ressaca - o que não é comprovado cientificamente, já que é composto por queratina, mesma proteína presente em cabelos e unhas. No entanto, o chifre de rinoceronte pode chegar a valer 60 mil dólares por quilo na Ásia, alimentando redes lucrativas de crime internacional.

Apesar do número de rinocerontes mortos estar diminuindo gradualmente desde 2014, mais de dois rinocerontes são mortos ilegalmente todos os dias na África do Sul, segundo a Traffic, uma ONG dedicada ao comércio legal de animais silvestres. A demanda por chifres tem alimentado a caça de animais selvagens, em especial no país africano, que é berço de cerca de 80% da população mundial de rinocerontes. "O progresso na África do Sul será prejudicado sem a cooperação dos países consumidores, o que inclui a aplicação eficaz da lei e ações para reduzir a demanda por chifre de rinoceronte que, em última instância, impulsiona a cadeia comercial", disse Tom Milliken, consultor sênior da Traffic.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: