Arque: a cauda robótica vestível criada especialmente para seres humanos

09/08/2019 às 03:002 min de leitura

Se você já utilizou sua imaginação fértil para refletir como seria ter uma cauda (inspirando-se nos seus pets ou mesmo em documentários da NatGeo), saiba que suas dúvidas acabaram. Um grupo de pesquisadores da Keio University Graduate School of Media Design teve uma ideia genial — e um tanto quanto bizarra — de criar uma cauda robótica vestível para seres humanos (seu sonho de virar a Raposa de 7 Caudas nunca esteve tão próximo!).

“Arque” é o nome da invenção que pode, além de conferir um look autêntico, auxiliar no equilíbrio e fornecer um feedback tátil ao usuário. Os criadores a definem como “cauda antropomórfica artificial por biomimetismo”. 

Reprodução: Junichi Nabeshima/ Kouta Minamizawa/ Mhd Yamen Saraiji

Arque foi construída para compensar os desequilíbrios criados pelos movimentos do corpo humano, mas cada corpo tem suas particularidades e, portanto, produz um tipo de desequilíbrio diferente. Para se adequar a uma gama maior de usuários, a cauda robótica é altamente adaptável. É possível ajustar seu comprimento adicionando ou removendo “vértebras”. Além disso, seu peso também é regulado por meio pequenos metais que podem ou não ser inseridos dentro de cada vértebra.

O dispositivo possui 4 “músculos” que se movem em até oito direções diferentes de acordo com as ações do usuário. Os criadores afirmam que, por muitas vezes, os seres humanos sofrem com a falta de equilíbrio — por exemplo quando estamos subindo um morro íngreme ou ao carregar objetos muito pesados. Arque, nesse sentido, serviria para corrigir o centro gravitacional do corpo e evitar possíveis quedas. Assim, segundo os criadores, a cauda robótica seria uma forma de expandir as funções nativas do corpo humano.

Reprodução: Junichi Nabeshima/ Kouta Minamizawa/ Mhd Yamen Saraiji

Futuras possíveis aplicações para esse dispositivo poderiam incluir a prevenção de lesões por quedas e até o aprimoramento das experiências de videogames que utilizam realidade artificial. Qual a sua opinião sobre esse device? Você utilizaria a cauda Arque? Compartilhe conosco nos comentários!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: