Os 10 venenos mais poderosos do mundo

16/10/2019 às 07:003 min de leitura

Muitos animais, entre eles cobras, aranhas e insetos, evoluíram ao longo do tempo e desenvolveram formas de se proteger ou de caçar, e o veneno faz parte dessa evolução. Eles agem de diferentes maneiras no corpo de quem o recebe, podendo causar um pequeno inchaço ou até levar à morte. 

Confira abaixo uma lista com os 10 venenos mais dolorosos que a natureza reserva para os azarados:

10. Aranha-marrom 

Fonte: Divulgação/Pixabay

O veneno da aranha-marrom (Loxosceles) contém uma proteína que faz com o tecido apodreça de dentro para fora, começando na área ao redor da picada. Após o início da podridão (dois a três dias após a picada), a única opção é cortar a área apodrecida, esterilizar a ferida e fazer um enxerto de pele, dependendo da gravidade da situação. 

9. Naja

Fonte: Divulgação/Pixabay

As najas são animais tão poderosos que nem precisam mordê-lo para envenená-lo. Uma delas pode cuspir veneno em seus olhos a até dois metros e meio de distância, causando cegueira e (muita) dor. Mas o que é ruim pode piorar: se o veneno entrar na corrente sanguínea (seja por cuspida ou mordida), a vítima terá no máximo 30 minutos para obter ajuda ou poderá morrer de asfixia. O veneno de naja, ao que parece, tem um novo método de matar suas presas: ele se liga aos receptores encarregados de mover o diafragma (o músculo que move os pulmões), basicamente impedindo-o de receber ordens de seu cérebro para se mover. Se apenas um terço dos receptores estiverem comprometidos, a pessoa para de respirar e morre sufocada. 

8. Peixe-pedra

Fonte: Divulgação/Listverse

Você sabia que existem peixes que podem matá-lo dolorosamente? Conhecido simplesmente como peixe-pedra (Synanceia), essa é a espécie de peixe mais venenosa do mundo e pode ser encontrada  nas regiões costeiras do Indo-Pacífico. Se você, por acaso, pisar em um desses, morrerá em pleno mar. O veneno de peixe-pedra utiliza um mecanismo que os cientistas aparentemente ainda não entendem: ele libera uma proteína na corrente sanguínea, semelhante ao veneno da naja. No entanto, o peixe-pedra não apenas o sufoca ao parar os pulmões, como também causa dores intensas, convulsões, espasmos musculares extremos, danos ao coração e paralisia. 

7. Peixe-leão

Fonte: Divulgação/Pixabay

Embora não seja tão mortal quanto o peixe-pedra, o peixe-leão (Pterois volitans) utiliza seus espinhos para apunhalar e causar muita dor em suas vítimas. O próximo passo é lutar para respirar e, dependendo da quantidade de veneno, sofrer paralisia temporária. E então? A vítima se afoga.

6. Coroa-de-espinhos 

Fonte: Divulgação/Listverse

Quem tem o azar de ficar preso nas garras de uma coroa-de-espinhos (Acanthaster planci) sente uma dor debilitante imediata, seguida por um grande sangramento. Embora seja relativamente simples de resolver o acidente, altas doses de veneno podem resultar em dormência, vômitos, dor de cabeça intensa e, em casos muito raros, paralisia. 

5. Escorpião-do-arizona

Fonte: Divulgação/Listverse

O escorpião-do-arizona (Centruroides sculpturatus) é considerado o pior dos piores, tanto em aparência quanto em veneno. Embora a maioria dos escorpiões seja inofensiva para os seres humanos, o veneno desta espécie pode causar dor intensa, inchaço, dormência, espuma na boca e dificuldade em respirar, além de convulsões, espasmos e, às vezes, asfixia.

4. Monstro-de-gila

Fonte: Divulgação/Pixabay

Embora o veneno do monstro-de-gila (Heloderma suspectum) seja moderado, a maneira como ele ataca é horrível: o veneno escorre por sulcos em suas presas de lagarto. Além disso, ele não apenas morde, mas também mastiga qualquer parte em que ele se agarra, geralmente rasgando a ferida para que possa realmente espalhar o veneno. Apesar de nunca ter causado nenhuma fatalidade, o veneno em si também é incrivelmente doloroso e não há antídoto conhecido. 

3. Viúva-negra

Fonte: Divulgação/Pixabay

A viúva-negra (Latrodectus mactans) tem o veneno mais potente do mundo dos aracnídeos, em concentrações altas o suficiente para matar um humano adulto saudável com uma única mordida. A picada libera uma toxina no sangue que segue para o sistema nervoso. Minutos depois de uma mordida, você não tem mais o controle do seu corpo, à medida que seus músculos se contraem repetidamente em ondas dolorosas e aparentemente intermináveis de cãibras no corpo, que podem durar até 24 horas mesmo após tratamento. 

2. Vespa caçadora 

Fonte: Divulgação/Pixabay

A vespa-caçadora (Pepsini) é um animal assustador. Ela recebeu esse nome porque caça e come (e põe ovos) em tarântulas. E embora o veneno não seja mortal, é tão doloroso que uma única picada pode incapacitar um homem.

1. Ornitorrinco

Fonte: Divulgação/Pixabay

Os ornitorrincos (Ornithorhynchus anatinus) são animais estranhos: têm pelos, mas também têm bico. Põem ovos, mas também produzem leite (apesar de não ter mamilos). E se tudo isso não bastasse, esses animais têm esporas de meia polegada em seus pés que produzem o veneno mais duradouro e doloroso do reino animal. Além de ser uma dor imediata, completamente devastadora e interminável, nenhum analgésico pode ser usado contra ele. Nada funciona, nem mesmo a morfina pode parar a dor, exceto o completo amortecimento da área afetada. O pior de tudo é que essa dor excruciante pode durar até 3 meses, o que significa que a vítima vomitará e ficará paralisado pela dor pelos 90 longos dias. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: