Sonda Curiosity faz selfie em Marte e manda um 'alô' para a Terra

29/10/2019 às 06:002 min de leitura

Selfies são bastante comuns em todas as redes sociais, mas você já viu uma selfie feita em outro planeta? Pois o robô espacial Curiosity, da NASA, mandou um “oi” diretamente de Marte para a Terra. A foto foi feita em comemoração ao segundo experimento químico bem-sucedido realizado pelo veículo espacial desde 2012.

O experimento aconteceu no dia 24 de setembro, quando uma amostra em pó de argila foi colocada no aparelho de análise da Curiosity. Esse pó está presente em uma área de Marte conhecida como Glen Etive. A Curiosity tem um laboratório portátil com diversos compartimentos, o que permite que os materiais coletados passem por diversas análises e processos para ser avaliado com mais precisão.

(Fonte: Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)

A argila foi colocada com solventes para análise de “química úmida”. “Estávamos ansiosos para encontrar uma área que fosse boa o suficiente para fazermos ‘química úmida’. Agora que estamos na unidade de argila, finalmente conseguimos”, explica Paul Mahaffy, do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA.

De acordo com a agência espacial americana, a equipe de cientistas ficou curiosa e intrigada ao perceber que na região de Glen Etive haviam compostos orgânicos preservados. As rochas que tem argila como base são ótimas em preservar compostos químicos que, em geral, se desfazem com o tempo ao serem atingidos pela radiação do espaço e do Sol.

Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Com esse estudo a partir do material coletado pela Curiosity, os cientistas acreditam que um novo nível de compreensão sobre como o clima de Marte variou nos últimos bilhões de anos será alcançado.

A selfie foi realizada e divulgada graças a uma equipe que uniu 57 imagens diferentes feitas pela Curiosity com o auxílio do braço robótico Mars Hand Lens Imager, que possui uma câmera em sua extremidade. A foto foi tirada no dia 11 de outubro.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: