Pesquisadores recriam rosto de guerreira viking

07/11/2019 às 14:002 min de leitura

Filmes e séries que abordam a temática viking não são exatamente uma novidade, mas você já parou para pensar como de fato seria a aparência de uma guerreira viking? Se essa era uma de suas curiosidades, um grupo de cientistas pode te ajudar nisso.

Com o auxílio da tecnologia de reconhecimento facial, pesquisadores recriaram o rosto de uma guerreira viking que teria vivido há mais de um século. O trabalho se baseou no esqueleto de uma mulher que foi encontrado em um cemitério viking, em Solør, na Noruega. O crânio da mulher tinha uma cavidade que teria sido ocasionada por um golpe de espada.

Crânio foi encontrado em um cemitério viking em Solor. (Fonte: Eloisa Noble/National Geographic)

Os restos mortais da mulher foram encontrados ao lado de armas, mas em um primeiro momento os pesquisadores não pensaram que fosse de uma guerreira, explicou a geóloga Ella Al-Shamahi em entrevista ao The Guardian. “Simplesmente porque ela era uma mulher”, salientou. Entre as armas encontradas ao lado da mulher estavam flechas, uma espada, uma lança e um machado. A cabeça estava apoiada em um escudo.

Apesar do ferimento na cabeça, os pesquisadores ainda não têm certeza se este foi o motivo da morte. A geóloga salientou que esta é a primeira evidência de uma mulher viking com um ferimento de batalha e se mostrou fascinada com a chance de reconhecer o rosto de uma guerreira. “Estou muito empolgada porque esse rosto não era visto há mil anos e, de repente, se tornou muito real”, disse.

(Fonte: Eloisa Noble/National Geographic)

A professora do Centro de Anatomia e Identificação Humana da Universidade de Dundee, Caroline Erolin, confirma que, embora a reconstrução fácil não tenha precisão exata, o rosto da guerreira viking foi reconstruído a partir dos músculos e de camadas da pele, o que apesar de não torná-la 100% precisa, mas “é suficiente para gerar reconhecimento de alguém que os conhecia bem na vida real”, destacou.

Os pesquisadores também recriaram o túmulo da mulher e o posicionamento das armas com as quais foi encontrada. Atualmente, o esqueleto da guerreira viking está no Museu de História Cultural de Oslo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: