Macacos andaram com os dois pés antes dos seres humanos

13/11/2019 às 10:001 min de leitura

Cientistas encontraram o fóssil de um macaco que pode indicar que os primatas ficaram eretos bem antes do que se imaginava. A descoberta, que aconteceu na Baviera, sul da Alemanha, aponta que espécies desconhecidas tinham não só a capacidade de escalar, mas também conseguiam andar em duas pernas.

Segundo a líder da pesquisa, Madelaine Boehme, da Universidade de Tuebingen, na Alemanha, tais achados "levantam questões fundamentais sobre nossa compreensão anterior da evolução dos grandes símios e humanos".

pesquisa sobre macacos
Fonte: Time/Reprodução

Após analisar mais de 15 mil fósseis de macacos que foram encontrados em um local chamado Hammerschmiede, próximo da cidade de Munique, Boehme, que contou com o auxílio de pesquisadores de outros países, conseguiu encontrar ossos bem conservados de quatro seres que, segundo estimativa, habitaram o planeta há 11,62 milhões de anos. A espécie desconhecida, que recebeu o nome de Danuvius guggenmosi, ao que tudo indica, já tinha a habilidade de andar em dois pés, mesmo ainda tendo um polegar opositor nos pés para ajudar em escaladas.

O item mais importante encontrado foi a ossada de um ser adulto que possui vários traços semelhantes aos bonobos modernos, com aproximadamente 1 metro de altura e que devia pesar algo próximo a 31 quilos. Segundo o artigo, que foi publicado pela revista Nature, vários ossos possuem alguma semelhança com os ossos humanos, apontando para a hipótese de que, de acordo com a pesquisadora, “isso muda nossa visão da evolução humana precoce de que tudo aconteceu na África”

Esses fósseis ainda passarão por muitos outros estudos e reanálises, que provavelmente causarão alguma inquietação no meio acadêmico.