Índia vai enviar humanoide “Vyommitra” ao espaço

24/01/2020 às 06:002 min de leitura

Nesta quarta-feira (22), a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) revelou que vai enviar um humanoide baseado no sexo feminino ao espaço. O robô se chama Vyommitra, nome que é uma combinação em sânscrito para as palavras “espaço” e “amigo”.

No ano passado, a Índia tentou ser o quarto país do mundo a fazer uma sonda pousar na superfície da Lua. Infelizmente, a missão, designada Chandrayaan-2, falhou. No início deste mês, a ISRO disse que uma nova missão com o mesmo objetivo, nomeada Chandrayaan-3, pode ser enviada ainda em 2020.

Como a Vyommitra vai ajudar a ISRO

Vyommitra é um humanoide que não possui pernas e tem funções específicas e limitadas. Na demonstração para a imprensa, ela parecia muito mais com uma apresentadora de telejornal que não dorme há anos do que com um robô destinado a explorar o espaço.

De qualquer forma, Vyommitra será enviada em duas missões não tripuladas, em dezembro de 2020 e junho de 2021, a fim de ajudar a ISRO a compreender os efeitos do espaço no corpo humano, antes de enviar astronautas de verdade nas missões mais importantes, que fazem parte do projeto Gaganyann.

Durante a aparição pública, Vyommitra disse que pode ser a companheira dos astronautas, assim como conversar com eles, reconhecê-los e responder às suas perguntas.

Além disso, ela pode simular operações no painel de controle, como se fossem feitas por humanos. Como não tem pernas, ela não pode se locomover, e seus movimentos estão limitados a se inclinar para frente e para os lados. O intuito é que ela esteja sempre em contato com o centro de comando da ISRO na Terra.

Esta não é a primeira vez que um robô será enviado ao espaço. Em outras duas missões, os robôs Robonaut 2 e o Kirobo foram enviados para a ISS, em 2011 e 2014, respectivamente.

Índia vai enviar humanoide “Vyommitra” ao espaço via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: